Manutenção Geral

Tarefas importantes para fazer no verão

Agora que estamos em pleno verão, há que tirar partido das florações, intensificando-as e prolongando-as, e aproveitar o excesso de produção de plantas aromáticas para as guardar para os meses mais frios.

Corte as flores secas e aproveite-as para decoração

Esta é uma das tarefas indispensáveis nesta época do ano, pois estimula o aparecimento de novas flores e evita a chegada de muitas pragas e doenças que são atraídas para as flores em final de floração.  No caso das hortênsias, das alfazemas e das statice (flores-de-papel), pode cortar as flores quando estão a começar a secar e aproveitá-las para usar em jarras, cestos ou até em coroas de flores. Corte-as com o caule alto, ate-lhes os pés com uma ráfia e pendure-as de cabeça para baixo numa zona com luz, mas sem sol direto.

Apare os malmequeres

Os malmequeres em geral (Leucanthemum, Chrysantemum, Dimorphoteca, Euryops) estão em plena e exuberante floração; para que esta seja estimulada ainda mais, fertilize-os com um pouco de húmus de minhoca, vá aparando as flores, as folhas e os ramos secos para que a planta se concentre na produção de novas flores.

Faça a colheita das aromáticas e conserve-as

Aproveite agora que as plantas aromáticas estão no seu auge para armazenar algumas para os meses de menos produção. Seque-as para as ter sempre à mão. Pode fazê-lo com: orégãos, tomilho, lúcia-lima, cidreira, alecrim, hortelã, sálvia, erva-príncipe, camomila, etc. Após o processo de secagem (2-3 meses), pode armazená-las em sacos de pano ou em frascos.

Três formas diferentes de secar as plantas aromáticas

Colha as suas aromáticas favoritas sempre antes de as plantas entrarem em floração (se o objetivo não forem as flores ou a colheita de sementes). Remova as folhas secas, doentes ou malformadas e os caules mais grossos e secos. Se for caso disso, limpe-as ou lave-as.

Secar as plantas em tabuleiro. Corte em pequenos pedaços e distribua por um tabuleiro forrado com um pano, serapilheira ou papel absorvente. Deixe a secar num local seco sem sol direto.

Secar as plantas penduradas. Ate as aromáticas em pequenos ramos (uma só ou pode fazer combinações de ramos de cheiros) e coloque-as de cabeça para baixo a secar num local seco e com luz.

Secar no forno. Se tiver muita urgência em secar as plantas, pode colocá-las num tabuleiro de ir ao forno e deixá-las estar até ficarem estaladiças sem ficarem esturricadas.

Rode os vasos das plantas e fertilize-as

Esta é uma tarefa que deve fazer sempre se tiver plantas em vaso, mas nesta altura de maior calor e sol mais intenso, torna-se ainda mais importante. Desta forma evita que as plantas tenham crescimentos assimétricos e que se inclinem na direção do sol. Deve também virar as floreiras de janela para que não tenham sempre o mesmo lado virado para fora. Faça o mesmo nos vasos que estão no interior de casa, em zonas sombrias e também nos cestos suspensos. Aproveite esta época de mais calor para fertilizar (com composto ou húmus de minhoca). O calor e as regas mais regulares fazem com que o substrato fique mais pobre e as plantas podem ressentir-se. Dê especial atenção às hortícolas de fruto (tomate, pimento, beringela, etc.) e também a todas as plantas com florações de verão.

Podar as roseiras trepadeiras (rambling)

Não é o mesmo tipo de poda que se faz no inverno. Esta poda tem como objetivo prolongar a floração, removendo ramos que terminaram a floração. Assim se fomenta o crescimento de outros que até ao outono ainda poderão florir.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar