Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 12 a 18 de agosto

Uma semana com temperaturas altas e com muitas colheitas para fazer. Também já pode ir fazendo algumas sementeiras para a próxima estação, mas não se descuide com as regas pois está muito calor e as sementeiras não podem ficar completamente secas, pois as sementes necessitam humidade para poderem germinar.

Chícharos secos

Semear e plantar frutos nos dias 12 e 13

Os chícharos são uma  leguminosa tradicional das Beiras, nomeadamente da região de Alvaiázere, voltou a ser cultivada e consumida. É muito fácil de cultivar e deliciosa para consumir em fresco ou em seco.

Condições de cultivo

A sementeira é feita em local definitivo, semeei em linhas deixando um afastamento de  30-40 cm entre linhas e 10 a 15 cm entre plantas. Não necessita de cuidados de manutenção em especial, não é exigente em termos de solo, podem ser pobres, secos e ligeiros, só não gosta de solos húmidos e pesados.

Propriedades dos chícharos

Muitos ricos em flavenóides, proteínas, hidratos de carbono e sais minerais.

Cenouras

Os dias 14, 15 e 16 são os ideais para semear raízes

As cenouras são muito fáceis de cultivar, na horta, em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir, em cru, cozidas, assadas, salteadas, etc. A sua rama para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Gostam de zonas frescas, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade, é importante tirar as pedras do solo para que elas cresçam direitas e sem obstáculos. Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas. Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático. O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc. Um copo de sumo de cenoura por dia no verão, ajuda a pele a resistir melhor à radiação solar e a bronzear mais facilmente, sem escaldões!

Miosótis

Os dias 17 e 18 são os ideais para semear e plantar flores

Umas flores lindas, que fazem um maravilhoso tapete azul. São das plantas mais utilizadas em fitoterapia desde a antiguidade pois têm muitas propriedades medicinais.

Condições de cultivo

Pode fazer a sementeira em local definitivo ou em tabuleiros e transplantar mais tarde. Gostam de zonas com sol de manhã e alguma sombra durante a tarde. Resultam muito bem em vasos e floreiras.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

Têm um efeito calmante do aparelho digestivo, combatem a tosse, a expetoração e as infeções brônquicas e pulmonares em geral. São ainda adstringentes e antisséticas, podem ser usados no combate a conjuntivites e inflamações dos ouvidos.

Míldio

Combater pragas e infestantes nos dias 12 e 13

Esta é uma semana especialmente boa para combater pragas e infestantes, que com o calor e humidade estão ao rubro. Cochonilhas, caracóis, pulgões e aranhiços não param de atacar as plantas. Utilize produtos naturais (feitos com detergente da loiça ou sabão azul) ou chorume de urtiga. O oídio e o míldio estão em força a atacar muitas plantas como as roseiras e árvores e arbustos em geral, use o chorume de urtiga diluído a 20% para combater de forma ecológica estas doenças que podem dar cabo das suas plantas.

Oídio

Faça as suas colheitas nos dias 14, 15 e 16

Muitas são as colheitas que pode fazer nesta época, tomate, pimento, pepino, curgete, etc. Se tiver produção em excesso, congele, faça conservas, pickles, chutneys, seque, etc. Não desperdice, pois no aproveitar é que está o ganho.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de agosto

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar