Jardins

Um toque oriental para o seu jardim

Acer palmatum dissectum num jardim

O Acer palmatum, também chamado bordo do Japão, é um arbusto ou pequena árvore de folha caduca e de crescimento muito lento. As folhas são delicadas, adquirem tonalidades únicas no outono e caem no inverno, deixando o tronco como uma autêntica escultura viva. São plantas de climas temperados e húmidos que apreciam regiões com as estações bem definidas para atingirem o seu esplendor.

Acer palmatum verde

Os “Acer” podem ser utilizados isolados, em grupos ou em vaso e podem até ser conduzidos sob a forma arbustiva, que é também muito graciosa. São plantas muito populares para os entusiastas da arte Bonsai, até porque é uma espécie cujas folhas ficam facilmente proporcionais ao tamanho da planta.

Quanto à sua localização, preferem locais protegidos do sol da tarde e abrigados do vento. Os solos devem ser férteis, bem drenados e com regas frequentes durante o período do verão.

Acer palmatum “atropurpureum”

Estas plantas, desde que estejam no local certo, são de manutenção muito fácil porque não necessitam de podas e são bastante resistentes a pragas e doenças.

Podemos destacar três tipos de Acer palmatum:

  • Acer palmatum “atropurpureum”: É a variedade mais comum de folha vermelha.
  • Acer palmatum dissectum: Planta mais delicada e de crescimento mais lento. A sua característica principal são as folhas muito recortadas e os ramos ligeiramente pendentes em forma de arco. Podem encontrar-se variedades de folhas verdes ou vermelhas.
  • Acer palmatum “red wood”: Esta planta muito original destaca-se pela beleza dos troncos vermelhos, sobretudo no inverno.

Acer palmatum atropurpureum e Acer palmatum dissectum verde em vaso

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar