Ornamentais

16 plantas para jardins e varandas perto do mar

Os espaços exteriores perto do mar, quer sejam jardins, varandas ou terraços, são sempre situações mais sensíveis onde as plantas são muitas vezes fustigadas pelo vento carregado de salsugem.

Nestes espaços, muitas vezes há também uma exposição solar intensa, as temperaturas são igualmente altas e o vento pode provocar secura extrema das plantas. Pode ainda acontecer que o solo seja salino e aí podemos ter de fazer algumas correções adicionando enxofre para atenuar os efeitos do sal. Para ajudar na dissolução do sal do solo, deve adicionar-se matéria orgânica aquando da plantação.

Nestas zonas, deve-se ter sempre o cuidado não só de regar, mas também de manter o solo húmido nos dias a seguir à plantação.
Fica aqui uma listagem de algumas plantas, arbustivas e herbáceas que podem ser utilizadas nestas condições.

ALOÉ

ALOE ARBORESCENS

Todos os aloés são ótimas opções para jardins perto do ar. Estes crescem até dois ou três metros de altura, por isso é preciso espaço para que se desenvolvam. Gostam de solos muito bem drenados e são muito resistentes à secura; só precisam rega se estiver muito calor durante muito tempo. A sua floração cor de laranja é exuberante e prolonga-se desde o final do outono ao final do inverno.

ARMÉRIA

ARMERIA MARITIMA

Uma pequena herbácea perene que não ultrapassa os 30 cm de altura. Muito resistente ao calor, gosta de muitas horas de sol direto, resistente a ventos marítimos. Prefere solos arenosos muito bem drenados. Uma boa opção para jardins rochosos, floreiras e vasos. Resistentes à secura; em vaso, no entanto, devem ser regadas regularmente nos meses mais quentes.

BUGANVÍLIA

BOUGANVILLEA SPECTABILIS

É uma das trepadeiras mais utilizadas nos climas mediterrânicos e das mais resistentes. É uma planta fácil de cultivar em vaso ou floreira. Pode estar em floração quase todo o ano. Necessita de muitas horas de sol, solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado. Necessita de regas regulares e de ser conduzida inicialmente. Suporta geadas e períodos de frio, suporta o ar do mar.

DIOSMA

DIOSMA ERICOIDES

É um arbusto nativo da África do Sul, Austrália e Ásia, perene, muito ramificado, com ramos finos e arredondados, pode crescer até 40 cm. Gosta de zonas com muito sol, mas tolera a meia-sombra, prefere solos férteis e ricos em matéria orgânica. Muito usado em jardins rochosos em vaso e em floreira. Tem uma floração na primavera e verão, de cor branca e rosa, com um aroma agradável.

Após a floração, deve ser podada, para garantir uma floração abundante na estação seguinte.

ERVA-DO-CARIL

HELICHRYSUM ITALICUM

Está muito associada aos aromas das nossas zonas costeiras, faz parte na nossa flora e cresce em terrenos secos, rochosos, áridos e estéreis, em arribas arenosas, por toda a costa mediterrânica. Gosta de zonas com muitas horas de sol direto e é resistente à secura. É uma herbácea muito aromática que pode atingir até 70 cm. Tem uma floração amarela na primavera e verão. Fácil de cultivar em jardins rochosos, canteiros ou floreiras. Tem muitas propriedades medicinais.

GREVÍLIA

GREVILLEA ROSMARINIFOLIA

Um arbusto que pode crescer até um ou dois metros de altura muito resistente ao calor, secura, e vento e ar do mar. Dá-se bem em todo o tipo de solo, mas prefere os mais bem drenados. Tem uma floração cor-de-rosa-claro desde o final do inverno até ao verão. Fácil de cultivar em vaso ou em floreira, deve ser podada a seguir à floração.

HIBISCO

HIBISCUS ROSA-SINENSIS

Um arbusto de folha persistente, que atinge um ou dois metros de altura, que se destaca pela floração, que começa na primavera e pode prolongar-se até à chegada dos primeiros frios, cobre-se de grandes inflorescências de cores vivas (vermelho, rosa, malva ou branco). Apesar de as flores serem de curta duração, formam-se em grande número continuamente durante meses. Gostam de zonas com sol direto e substratos ricos em matéria orgânica bem como fertilizações regulares. Necessitam de poda anual, todas as primaveras, para eliminar os ramos secos e garantir floração na estação seguinte.

LIMPA-GARRAFAS

CALLISTEMON CITRINUS

Este arbusto ou pequena árvore pode crescer facilmente até dois ou três metros, mas pode ser mantido mais baixo com podas regulares; é excelente para formar uma sebe corta-vento junto ao mar. Gostam de muito sol e calor, mas necessitam de regas regulares para se desenvolverem em boas condições. Estão em flor desde a primavera até ao verão, mas, se o clima for mais ameno, a floração pode começar mais cedo e prolongar-se até ao outono.

MELALEUCA

MELALEUCA ARMILLARIS

Uma das plantas mais resistentes para se ter perto do mar, quer em sebe, quer em arbusto isolado, facilmente cresce até dois ou três metros de altura, aguenta muito bem a poda. Gosta de muitas horas de sol direto, aguenta vento e calor, tolera todo o tipo de solo, mas precisa de regas regulares e de fertilização na primavera e verão. Tem uma floração branca na primavera, muito bonita e aromática.

METROSÍDEROS

METROSIDEROS EXCELSA

Embora seja mais usado como sebe, é uma árvore de folha persistente, que pode atingir até 20 metros de altura. Por aceitar muito bem a poda, é uma planta que se consegue manter com porte arbustivo. Tem uma floração encarnada entre maio e julho. Tolera bem todo o tipo de solos, incluindo os argilosos, pedregosos ou salinos, locais ventosos e muito quentes, precisa de muitas horas de sol direto para se desenvolver em boas condições.

PITÓSPORO-ANÃO

PITTOSPORUM TOBIRA NANA

Arbusto de folha persistente muito resistente e que pode atingir até um metro de altura.
Prefere zonas com sol, mas também tolera sombra, suporta a bruma do mar, o vento e a seca. Tem uma florescência branca muito aromática desde o final da primavera ao início do verão. Deve ser podado a seguir à floração para manter a sua forma natural em bola e garantir um bom crescimento.

PLANTA-DA-SORTE

CRASSULA OVATA

É uma planta suculenta muito fácil de cultivar e muito ornamental quer pela sua folhagem, quer pela sua floração. Gosta de zonas com muitas horas de sol, muito resistente a ventos marítimos. Tem floração na primavera e as flores são aromáticas. Pode crescer até 40-50 cm; só precisa ser regada em alturas de calor extremo. Gosta de solos muito bem drenados e também se dá muito bem em vaso ou floreira.

MEDRONHEIRO

ARBUTUS UNEDO

É um arbusto nativo da região do Mediterrâneo, muito rústico, que sobrevive em todo o tipo de solos, atingindo facilmente dois ou três metros de altura. É resistente a geada, a seca e a zonas sombrias. Também tolera a salinidade quer do ar quer do solo. O seu fruto é muito procurado e tem muitas propriedades medicinais. Pode ser plantado no jardim ou em vasos grandes. Necessita de poda de formação para ser conduzido sob a forma de árvore ou de arbusto e não produz frutos no ano em que é podado.

PITEIRA

AGAVE SPP.

Estas plantas suculentas são uma excelente opção. Há muitas espécies diferentes e todas elas aguentam muito calor, vento e exposição solar intensa, solos pobres e bem drenados. Como são plantas que crescem muito, devem ser colocadas em espaços amplos e em vasos grandes. Podem atingir um ou dois metros de altura e as suas flores podem atingir até três ou quatro metros. Muito resistentes à secura, só precisam ser regadas em situações extremas de calor.

ROMÃZEIRA-ANÃ

PUNICA GRANATUM NANA

Pequeno arbusto que pode atingir 40 cm de altura. Ideal para sebes baixas ou maciços, mas também é fácil de cultivar em vaso ou floreira. Gosta de zonas com sol direto, solos férteis e bem drenados. Sensível ao frio extremo e às geadas. Resistente ao ar e vento marítimo. Floração cor de laranja durante todo o verão. Requer regas regulares e pode ser ligeiramente podada a seguir à floração.

TEUCRIUM

TEUCRIUM FRUTICANS

Arbusto de folha persistente que pode atingir até 1,5 metros de altura, floração roxa na primavera e início do verão. Gosta de zonas com muito sol e solos muito bem drenados, não gosta muito de solos calcários. É fácil de cultivar em vaso ou floreira. Resistente à secura e ao vento marítimo, devendo-se regar regularmente nos meses mais quentes. Deve ser podado a seguir à floração.

Poderá Também Gostar