
Camelia japonica com flores brancas
A arte de cultivar com sucesso e uma inspiração elegante com flores brancas.
Destacamos quatro espécies com flores brancas que trazem leveza e sofisticação a qualquer espaço verde: jasmim, gardénia, hortênsia e camélia. No entanto, sugerimos também que explore outras combinações possíveis, desde que respeitando os critérios fundamentais de planeamento e plantação.
Leia também:
Planeamento e plantação
O primeiro passo para um jardim saudável e equilibrado é conhecer as condições do local. Avalie a luz solar disponível — se o espaço recebe sol pleno, sombra parcial ou sombra total —, assim como o tipo de solo (alcalino, neutro ou ácido) e a disponibilidade de água. Outro ponto essencial é definir a função pretendida: ornamental, funcional ou aromática. Esta análise inicial vai orientar todas as escolhas seguintes. Outro critério importante é o porte adulto das espécies. Muitas plantas são vendidas em tamanho pequeno, mas crescem significativamente ao longo do tempo. Assim, é fundamental respeitar o compasso de plantação, ou seja, a distância adequada entre plantas. Este espaçamento garante que cada espécie tenha espaço suficiente para se desenvolver sem competir por nutrientes, luz ou água e também facilita as tarefas de manutenção.
Deve ainda considerar a agrupação das espécies com base nas suas preferências. Plantas que gostam de sol e solo seco devem ser colocadas juntas, tal como as que preferem sombra e solo húmido. Este agrupamento não só melhora o aspeto visual do jardim, como também contribui para a saúde das plantas, tornando a sua manutenção mais fácil e eficaz.
Com uma boa preparação e respeito pelas necessidades das plantas, qualquer jardim pode florescer com cor, harmonia e vitalidade.
Jasminum officinale L.
O jasmineiro-galego foi introduzido no continente europeu durante o século XVI, vindo provavelmente da Índia ou da China. O jasmineiro-galego parece ser nativo da região dos Himalaias. Em Portugal, é cultivado em jardins como planta ornamental. É um arbusto trepador defolhagem perene ou caducifólia, conforme o clima. A partir de maio, durante o verão e parte do outono, floresce em abundância. As pequenas flores brancas, agrupadas em ramalhetes, são muito nectaríferas e possuem um perfume doce e inebriante que atrai numerosas abelhas e outros insetos polinizadores. Planta rústica de crescimento rápido, que resiste a temperaturas negativas. Aceita todo o tipo de substrato, com preferência por solos ricos em nutrientes, bem drenados e húmidos. Desenvolve-se ao abrigo do vento, em locais quentes, soalheiros ou de meia-sombra.
Gardenia jasminoides Retz.
Espécie nativa da Ásia tropical, é um arbusto perene cultivado em todo o mundo como planta de jardim e também de interior em virtude da sua beleza e fragrância encantadora. A sua folhagem verde-escura brilhante contrasta com as flores grandes de cor branca, adquirindo uma tonalidade creme-amarelada como tempo. As flores da gardénia emanam uma fragrância doce que é uma das mais reconhecidas e apreciadas, e, por conseguinte, usada em perfumaria.
Como condições preferenciais gosta de um local à meia-sombra ou luz brilhante indireta, substrato ligeiramente húmido através de regas regulares. Para conseguir uma floração abundante, deve usar adubos específicos para plantas acidófilas.
Camelia japonica L.
Espécie da família Theaceae, conhecida como camélia. É um arbusto ou árvore pequena, nativa das florestas do sul do Japão, de folhagem densa, escura e lustrosa. As suas folhas são elípticas, denteadas, coriáceas e cerosas, com pecíolos bem curtos. As flores são solitárias ou agrupadas nas axilas das folhas, sem perfume. Estas flores são grandes, com seis ou mais pétalas com cores que variam do branco ao vermelho, podendo incluir manchas, matizes e pintas. A camélia pode ser cultivada em solos ácidos, férteis e bem irrigados, à meia-sombra. As diferentes variedades toleram climas tão quentes quanto no Brasil, ou frios, onde toleram neves no inverno. Em climas temperados, floresce durante a primavera, mas em climas quentes e húmidos, pode florir o ano todo. Há uma estimativa de 3000 variedades desta mesma espécie e outros tantos híbridos.
Hydrangea macrophylla (Thunb.) Ser. (hortênsia)
Arbusto caducifólio, de altura entre 1,2-3 m, originário do Extremo Oriente. As suas folhas são simples, apresentam uma inserção oposta, forma oval e margens serradas. Tal como o seu epíteto macrophylla nos indica, as suas folhas são de grandes dimensões. Grandes corimbos, com flores estéreis e numerosas e pequenas flores férteis, cor-de-rosa, brancas ou azuis e a sua floração é no verão. No que diz respeito à cor das flores, esta pode ser um bom indicador do pH do solo. As flores para serem azuis necessitam de solos com pH ácido, enquanto que para serem rosa necessitam de solos com pH básico. O pH do solo não afeta a cor das cultivares brancas.