Frutícolas

A goiabeira

Uma das fruteiras exóticas mais fácil de cultivar até em vaso.

A goiabeira (Psidium guajava) é uma árvore ou arvoreta da família das mirtáceas originária do México, da América Central, das Antilhas e de algumas zonas da América do Sul. É a espécie mais conhecida do género Psidium e a mais cultivada, embora outras, como o araçazeiro comum (Psidium cattleianum), tenham vindo a ganhar terreno. Das suas regiões originais a goiabeira espalhou-se para as zonas subtropicais e tropicais de África, da Ásia e da Oceânia. Hoje em dia, os maiores produtores encontram-se na Ásia, sendo os cinco primeiros a Índia, a China, a Tailândia, a Indonésia e o Paquistão. Fácil de cultivar e de manter, a goiabeira é uma boa opção para quem tem pouco espaço e pouco tempo para lhe dedicar.

Cultivo e colheita

Cultivar uma goiabeira é relativamente fácil; é, das plantas frutíferas exóticas, uma das mais adequadas para principiantes. É autofértil, pelo que requer apenas uma planta para a fecundação das flores e produção de goiabas. É bastante resistente a pragas e doenças e requer pouca manutenção. Tem também a vantagem de poder ser cultivada em vasos ou poder ser podada para manter o porte arbustivo. Convém é abrigá-la dos ventos, das geadas e plantá-la ou colocar o vaso num local soalheiro.

As goiabeiras podem ser cultivadas a partir de semente ou por enxertia. Quando as plantas são cultivadas de semente, vão demorar mais anos até darem fruto e os frutos resultantes dessas árvores serão de qualidade mais irregular. Podemos semear as sementes de uma goiaba ou adquirir uma planta num horto. Existem variedades para todos os gostos, de diversos tamanhos, formas e polpa. A maioria das variedades tem polpa cor-de-rosa ou branca, mas também existem com polpa roxa ou amarela.

Manutenção

Esta é uma planta que requer pouca manutenção. As podas deverão ser ligeiras, efetuadas durante o inverno, a estação de dormência da planta. A fertilização feita às goiabeiras deve ser orgânica, com base em compostos e estrumes bem curtidos que garantam um solo rico em matéria orgânica e bem drenado. A goiabeira aprecia a água durante os períodos mais secos, mas deve ser garantido que o escoamento é assegurado; o encharcamento é muito prejudicial para a goiabeira.

Pragas e doenças

A goiabeira é uma planta bastante resistente a pragas e doenças, mas devemos estar atentos aos primeiros sinais de infestação ou de doença. As moscas-da-fruta, as cochonilhas, ou a mosca-branca estão entre as pragas que podem atacá-la. Quanto a doenças, em casos de encharcamento a goiabeira pode ser sensível a doenças fúngicas que podem eventualmente levar à morte da árvore. É sempre bom garantir o escoamento da água.

Propriedades e usos

Rica em fibras, antioxidantes, a goiaba é um fruto que lentamente tem crescido em popularidade. A composição nutricional varia consoante a cultivar e a cor da polpa: branca, cor-de-rosa, roxa ou amarela. A goiaba é um dos frutos mais ricos em vitamina C e também contém vitaminas do complexo B, entre quantidades mais pequenas de vitaminas A e K. Os frutos são muito aromáticos e a casca, dependendo da variedade, pode ser comestível, agradável ou demasiado dura e grossa para se comer.

Além do consumo ao natural, as goiabas são usadas para fazer a famosa goiabada, semelhante em utilizações e aspeto à marmelada, mas com sabor diferente. Também são utilizadas para sumos e batidos, e das suas sementes extrai-se um óleo que pode ser usado em culinária ou para o fabrico de cosméticos.

Poderá Também Gostar