Hortícolas

Batata

Uma cultura muito apreciada em Portugal.

90 Kcal/ 100 g Rica em fibras, hidratos de carbono, antioxidantes e vitaminas C e do complexo B.

A batata (Solanum tuberosum) pertence à família botânica das Solanáceas, onde se incluem também o tomate, o pimento e a beringela.

Condições ótimas de cultivo

As temperaturas médias mensais ótimas para a batateira situam-se no intervalo de 15 a 20 ºC. Prefere solos de textura ligeira ou média, com boa drenagem e arejamento, com pH de 5,5 a 6,0 (pH superior a 6 favorece o aparecimento de sarna). O ciclo cultural da batata dura entre 70 e 150 dias, e a produtividade pode rondar os 4-5 kg/m2.

Plantação

A batata é especialmente exigente em relação à preparação do solo, que deve ser efetuada de forma cuidadosa, deixando o solo pouco compactado, com estrutura uniforme e sem torrões demasiado grandes. Deverá ser feita uma mobilização a 20-30 cm, seguindo-se mobilizações mais superficiais para a incorporação de matéria orgânica e para preparação da cama de plantação. Deve recorrer-se a uma boa fertilização orgânica (3,5-4 kg/m2 de composto, no outono anterior à plantação) ou ainda a aplicação de composto em menor quantidade, complementada com uma adubação verde semeada no outono e incorporada pouco antes da plantação da batata. A plantação de batata semente é normalmente a forma de propagação utilizada. Na escolha da batata-semente, tenha em conta os seguintes parâmetros:

Bom estado sanitário para evitar a propagação de doenças.

Tamanho: Batatas-sementes grandes dão origem a mais caules, com maior produtividade, mas com tubérculos-filhos de calibre mais pequeno. Inversamente, batatas-sementes pequenas originam menos caules, com maior produtividade e tubérculos-filhos maiores. Tubérculos maiores que 55 mm poderão ser cortados em dois, devendo deixar-se cicatrizar o corte antes da plantação. Se não se cortarem completamente as duas metades, podem deixar-se cicatrizar encostadas uma à outra e separá-las apenas na altura da plantação.

Idade: Quanto mais velha a batata-semente, mais curto o ciclo cultural e mais precoce a produção. No entanto, para obter produtividades maiores, é preferível utilizar batata-semente mais nova, para obter um ciclo mais longo.

Pré-abrolhamento: Estender a batata em tabuleiros que permitam uma boa circulação de ar, na presença de luz abundante, com temperaturas de 20 a 25 ºC. Os tabuleiros podem ser colocados no exterior durante algumas semanas, para promover a produção de brolhos curtos e robustos (com menos de 2 cm), que não se danifiquem durante a plantação.

Época de plantação: A partir de fevereiro, no centro e sul; de março a fim de abril, no Minho; de meados de abril a fim de maio, em Trás-os-Montes. A profundidade da sementeira é de 8-15 cm, em função do tipo de solo, clima e tipo de rega. A densidade de plantação deve ser ajustada em função da cultivar e do calibre da batata-semente.

Rotações e Consociações favoráveis

Devem adotar-se rotações longas, com um período de recorrência de quatro a seis anos. A batata funciona como cabeça de rotação.

Precedentes culturais favoráveis: Poáceas ou gramíneas (p.e., centeio, trigo), Fabáceas ou leguminosas (p.e., feijão, ervilha, fava) e Brassicáceas (p.e., couve-flor).

Precedentes culturais desfavoráveis: Solanáceas (batata, pimento, beringela) e Cucurbitáceas (abóboras, melão, melancia).

Culturas recomendadas a seguir à batateira: Beterraba, cenoura, chicória, couve, alface, melão, nabo.

Consociações favoráveis: Alho, aipo, couve, couve-flor, fava, feijão-anão, feijão, ervilha, abóbora-menina, rábano, tomate.

Consociações desfavoráveis: Beringela, couve-nabo, pepino, milho.

Cuidados culturais

As maiores exigências de rega ocorrem durante a fase de crescimento dos tubérculos. Uma rega irregular, com períodos de secura alternados com períodos de solo húmido, pode levar ao aparecimento de deformações nos tubérculos. O excesso de água no solo, especialmente na fase final, favorece o aparecimento de doenças. A rega gota a gota produz melhores resultados em climas quentes. A amontoa realiza-se quando as plantas têm entre 15 e 20 cm de altura. Esta favorece a formação dos tubérculos, evita o seu esverdeamento, facilita a colheita e limita o risco da sua contaminação com míldio. Protege também a batata-semente das geadas tardias e evita o excesso de humidade na zona dos tubérculos. Pode ser necessário repetir esta operação ao longo do ciclo cultural. As sachas regulares para controlo das infestantes são fundamentais, especialmente no início do ciclo, antes de a rama das batateiras recobrir o solo.

Colheita e conservação

A batata deve ser armazenada num local fresco (10 ºC), seco (mas não excessivamente, para não desidratar as batatas) e escuro. Para problemas de traça-da-batata em armazém, queimar enxofre (50 g/m3), fechar todas as aberturas e deixar o armazém fechado durante um dia; arejar antes de voltar a entrar. Para prevenir o abrolhamento, podem colocar-se alguns pedaços de carvão entre as batatas.

Poderá Também Gostar