Lifestyle

Conheça a EMBoutique.pt

Uma marca que desenvolve, produz e comercializa vasos de cerâmica para tornar o ambiente em casa e no jardim muito mais acolhedor.

Desde o momento da criação da marca, qual tem sido a missão e o foco criativo da EM Boutique?

Tudo começou quando senti que a minha paixão por suculentas e catos não podia ficar somente pelo amor à minha coleção. Por isso, transformei esse amor à Natureza num propósito consciente e dediquei-me à criação de vasos de barro. Queria muito ter vasos que substituíssem os tradicionais vasos de plástico que em nada abrilhantavam a minha coleção.

Fundada em 2018, a EM Boutique nasceu com o propósito de criar vasos que primassem pela qualidade, design e exclusividade. Com o espírito de inovação e sustentabilidade, desenvolvemos uma linha de vasos de barro quadrados, sempre a pensar nos amantes de catos e suculentas.

Os vasos são produzidos de forma artesanal, assegurando a tradição milenar do vaso feito em barro terracota que acreditamos ser o substituto ideal do plástico. Costumo dizer que quem compra uma suculenta ou um cato, que nem sempre são baratos, deve pensar também em comprar uma casa saudável para as replantar.

Elisabete Machado, fundadora da EM Boutique

As plantas suculentas estão agora muito na moda por serem fáceis de cuidar e apresentarem formas e tons espetaculares. De que forma são os vasos EM feitos a pensar especialmente nas necessidades destas plantas?

Os vasos quadrados são grandes amigos das plantas, uma vez que respeitam o seu crescimento ao máximo. Ao contrário dos vasos redondos que fazem com que a raiz cresça em espiral no fundo do vaso. Com o passar do tempo, essa raiz vai perdendo as suas funcionalidades. Rapidamente passamos do vaso de barro simples ao vaso de barro vidrado, oferecendo assim também a hipótese de um produto mais versátil. O vaso EM é conhecido pelas suas fantásticas cores que são facilmente combinadas com as suculentas de várias cores que podemos encontrar por aí. Ficam combinações lindíssimas.

A EM Boutique mantém a tradição artística do oleiro e ceramista. Consegue explicar aos leitores em que consiste esse conjunto de técnicas e como as implementam no vosso ateliê?

A EM Boutique mantém a tradição artística e artesanal do oleiro que modela o barro e do ceramista que vidra os vasos. Não produzimos vasos em série; cada vaso é único. O oleiro modela o barro utilizando uma prensa. Os vasos EM, como têm um formato quadrado, necessitam da utilização de um molde para obter um padrão uniforme.

Após a modelagem, a peça em barro passa por um processo de acabamento manual que deixa a superfície lisa e só depois é colocada a nossa marca também manualmente, um a um. Depois são precisos dois a três dias para que a peça seque naturalmente.

De seguida, os vasos vão ao forno durante uma média de 12 horas. Depois disso, o forno fica algumas horas fechado antes da retirada das peças. Ao ir ao forno, o vaso ganha a sua forma definitiva.

Os vidros são preparados e depois aplicados à mão. Neste processo, os vasos vão novamente ao forno durante uma média de dez horas. A temperatura chega a atingir 950 °C.

Que tipo de produtos oferecem na loja a quem procura embelezar, melhorar e tornar a casa mais bonita, verde e sustentável?

O nosso produto principal são os vasos EM e temos já várias cores e tamanhos que se adequam ao gosto dos nossos clientes. Também produzimos andorinhas e passarinhos decorativos de cerâmica. Temos andorinhas lisas e com detalhes feitos à mão, de várias cores e tamanhos. Os passarinhos, segurados com um pau de bamboo ao lado da sua suculenta dão ainda mais vida a toda a decoração. Estamos sempre a estudar novas ideias e ouvimos também as sugestões dos nossos clientes; a opinião de quem compra os nossos produtos é muito importante! Fiquem atentos ao nosso site e às nossas redes sociais para estarem a par de todas as novidades!

Os vasos de barro são sempre uma escolha acertada para o jardim. Como consegue este material, pelas suas características e forma como é trabalhado e desenhado artisticamente, transformar tanto os espaços em que vivemos?

O vaso de barro foi o primeiro artesanato criado pela Humanidade e a cerâmica tem raízes em praticamente todas as civilizações antigas. O estilo minimalista, clean e rústico do barro faz com que este se adapte a todo o tipo de espaços, sejam eles interiores ou exteriores. Rodearmo-nos de plantas em vasos de barro só nos faz bem. Penso que todos concordamos que qualquer espaço fica imensamente mais agradável com plantas por perto, de preferência, em vasos de barro!

Os vasos coloridos são mais decorativos; é aqui que entra o gosto e a criatividade de cada cliente. Os quatro tamanhos disponíveis são uma vantagem porque acompanham o crescimento da planta ao longo do tempo.

O que é verdadeiramente fantástico são os comentários dos clientes, alguns assumem-se apaixonados pelos vasos EM. Alguns clientes chegam a ter mais de 500 vasos EM na sua coleção. Eles são a nossa melhor publicidade. Felizmente, temos clientes que são tão apaixonados como nós por este pequeno grande vaso.

SAIBA MAIS

EM BOUTIQUE – SUCCULENTS AND POTS, LDA

www.emboutique.pt

@emboutiquesucculentspots

Poderá Também Gostar