Passo a Passo

Jarra de papelão

Fazer uma jarra de papelão pressupõe uma caminhada pela Natureza, e a sua preparação faz-se em poucos minutos!

Com tanta oferta e tantos estímulos de entretenimento passivo, por vezes torna-se complicado decidir o que fazer com os mais pequenos nestes dias de sol que antecedem as férias de verão. Mas concordamos que uma atividade ao ar livre, fácil e acessível, é um programa bastante simpático! Vamos tornar um objeto ‒ vaso ou jarra ‒ 3D em 2D! E os mais pequenos vão-se divertir ao ar livre, apanhando as flores que encontrarem ao longo da sua caminhada (ou aventura!).

A atividade tem inúmeras vantagens: é praticamente gratuita (especialmente se tiverem um pedaço de cartão para reutilizar); podem usar flores que vão encontrando ao longo da caminhada; não precisam de desenhar técnica ou artisticamente bem, basta desenhar um vaso e ir! Esta proposta é uma ótima forma fazer algum exercício físico na Natureza e ainda proporciona momentos giros, mesmo sem tecnologia associada – a não ser no momento de registar o resultado final!

Menina com jarra de papelão na mão

Resultado final – Jarra de papelão

 

MATERIAL NECESSÁRIO

Um pedaço de cartão

Marcador ou canetas coloridas

Furador ou lápis para furar

Flores e folhas apanhadas ao ar livre

 

COMO FAZER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS

Se não tiverem papelão, podem usar cartolina ou qualquer outro material resistente; em último caso, podem usar papel comum (apesar de mais frágil).

Caso as crianças sejam mais crescidas, deixe-as desenhar e pintar no cartão. Se ainda são pequenas, sugiro que lhes faça o desenho ou ilustração.

Podem depois procurar o nome de cada flor (ou folha) colhida para que esta atividade possa tornar-se também uma aprendizagem botânica.

 

Texto e fotografias: Elisabete Vila Viçosa

 

Pode ver esta e outras atividades na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou através do Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar