Passo a Passo

Coroa de oliveira

Celebramos as plantas mediterrânicas e o Carnaval com esta original coroa de ramos de oliveira.

Esta edição dedicada a jardins e plantas mediterrânicas desperta-nos para a diversificada e maravilhosa oferta que a Natureza nos proporciona, desde ervas aromáticas a frutos, flores e árvores lindíssimas, onde encontramos grande parte da nossa existência enquanto povo mediterrânico. Em fevereiro, celebra-se o Carnaval e nós vamos festejar com ramos de oliveira!

À oliveira que, desde os primórdios da civilização, simboliza a vitória (nos antigos Jogos Olímpicos) e a paz, eu acrescento uma pitada de diversão: vamos desenvolver uma coroa para os mais pequenos usarem nos seus disfarces de cariz clássico! Um grande atleta ou uma deusa grega são incríveis inspirações. Não é necessário muito para a coroa ficar elegante ou divertida e posteriormente poderão ainda usá-la como elemento decorativo.

Preparem as vossas mãos e o vosso coração, porque o segredo de moldar estes raminhos é o calor humano e a delicadeza dos nossos gestos. E o melhor? As folhinhas de oliveira podem ser apreciadas mesmo quando estão secas mas, atenção, evitem tocar muito nas folhas depois de secas, porque elas tendem a cair com muita facilidade. Na hora de decorar a coroa, podem ser criativos e dar-lhe apontamentos de cor e brilhos, mas, se preferirem algo mais natural e sóbrio, basta deixarem os ramos brilharem por si só! Importante mesmo é divertirem-se com a Natureza neste Carnaval!

MATERIAL NECESSÁRIO

Ramos de oliveira
Arame verde (ou fio de nylon)
Alicate (ou tesoura)
Fita-métrica de costura
Material variado de decoração (opcional)

COMO FAZER

DICAS

Podem decorar a coroa ao vosso gosto com pequeninos objetos naturais: aproveitar a azeitona dos ramos, flores, pinhas, bagas ou, de forma mais divertida, linhas e fitas coloridas, pequenos apontamentos brilhantes, etc. A coroa também poderá servir posteriormente como elemento de decoração, para um centro de mesa, ou pendurada na porta de casa ou num quarto.

Poderá Também Gostar