Events for Dezembro 6, 2024 – Março 30 – Revista Jardins

Plantação de floresta Miyawaki

A Forest Impact, em colaboração com o Câmara Municipal de Cascais, vai plantar a primeira Floresta Miyawaki no concelho, situada ao lado do campus da NOVA SBE, em Carcavelos. Este método japonês pioneiro na plantação de árvores está a ser usado para criar pequenas florestas, com o objetivo de desacelerar as mudanças climáticas, criar pontos críticos de biodiversidade e combater o crescente número de ondas de calor. A plantação é feita por voluntários e conta com 600 plantas de 32 espécies, em 200 metros quadrados de floresta. Data: 13 janeiro 2024, 9h30 - 15h00 Local: Quinta S. Gonçalo, Av. Espanha, Carcavelos (38.681530, -9.323531), bit.ly/47xQwT3 Programa 09h30 – Boas-vindas e acolhimento dos voluntários pela Forest Impact 10h00 – Explicação sumária do projeto e das intervenções a decorrer 10h30 – Mãos à obra na plantação 12h00 – Participação do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (a confirmar) 13h00 – Intervalo para almoço - cada voluntário pode trazer a sua refeição e aproveitar o espaço 15h00 – Fim da 1.ª etapa: nasce a floresta Miyawaki Saiba mais aqui.

Workshop de preparados caseiros + Showhorta

Neste workshop com as HortasLx vamos aprender sobre preparados caseiros que ajudam na prevenção e tratamento de doenças e pragas que podem surgir nas nossas hortas. Também teremos o Showhorta, o nosso showroom de hortas urbanas, onde estarão disponíveis mudas de plantas e sementes biológicas e outros produtos que utilizamos nas nossas hortas urbanas. Local: Village Underground Lisboa (Av. da Índia, 52) Data: 13 de Janeiro de 2024 Horário: 11 às 13h Gratuito. Inscrições para: isabela.hortaslx@gmail.com

Curso | Modo de produção biológico

Preocupa-se com a origem dos seus alimentos? Preocupa-se com o equilíbrio ambiental e com métodos mais sustentáveis para a Agricultura? Então, venha conhecer e aprender mais sobre Agricultura Biológica e o seu modo de produção. Neste curso irá aprofundar temas essenciais, tais como: a conservação do solo e da água, a fertilidade e a fertilização do solo e a proteção das plantas. Irá ficar a conhecer o modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal e de produtos animais de origem animal, mas também tudo o que diz respeito ao acondicionamento e a comercialização, passando pelo controlo e certificação e, finalmente, a conversão para o modo de produção biológico. Público-Alvo: Agricultores e Público em Geral (Escolaridade Mínima Obrigatória) Local: Plataforma E-Learning Datas: 18 de janeiro a 8 de fevereiro de 2024 Data-limite de inscrição: 17 de janeiro de 2024 Consulte o programa completo e preencha a sua ficha de inscrição.

Visita guiada | De Olho nas Aves: Parque do Tejo

A equipa irá estar no Parque do Tejo, junto ao Skatepark, num ponto fixo, a observar as aves que estão na zona ribeirinha com o apoio de binóculos e telescópios. Esta ação de sensibilização é aberta a todos os curiosos, sendo ideal para principiantes nesta aventura da observação de aves. Apareça à hora que quiser e fique a conhecer algumas das espécies que se podem observar, nesta altura do ano, no estuário do Tejo, bem como a importância deste local para as aves. Esta ação é realizada em parceria com a Águas do Tejo Atlântico e está inserida nas celebrações do Dia Mundial da Educação Ambiental, que se comemora a 26 de janeiro. Local: Parque do Tejo, junto ao Skatepark Data: 27 janeiro Horário: 10h-13h Público Alvo: Amantes da Natureza, Professores, Crianças, Famílias Preço: Grátis Saiba mais aqui.

Curso | Poda da vinha

Neste curso irá aprender que tipos de poda existem e os seus objetivos. Irá adquirir conhecimentos sobre a poda de frutificação e a poda de rejuvenescimento. Local: Plataforma B-learning Datas: 31 de janeiro e 03 de fevereiro de 2024 Data-limite de inscrição: 30 de janeiro  de 2024 Sessão Síncrona: 31 de janeiro, das 18h00 às 20h00; Aulas Presenciais: 03 de fevereiro, das 10h00 às 16h00; Local Aula Presencial: Quinta do Montalto, Ourém. Conheça o programa e inscreva-se aqui.

Exposição de Camélias

Tema: Dias da Camélia Local: Santo Tirso Data: 9 a 11 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

Curso | Meteorologia aplicada à agricultura

É um interessado em temas como a Meteorologia, a Meteorologia Aplicada à Agricultura, a Climatologia e as Alterações Climáticas? Então, este curso é para si!! Com este curso tem a oportunidade de explorar e aprofundar a importância da Meteorologia para a agricultura através de temas como a Observação e Previsão Meteorológica, o Balanço Hídrico, a Fenologia, o Crescimento e Produção Vegetal e as alterações Climáticas. Local: Plataforma E-Learning Datas: 12 a 23 de fevereiro de 2024 Data-limite de inscrição: 9 de fevereiro de 2024 Duração: 12 horas (formato e-learning) Veja o programa completo e faça a sua inscrição aqui.

XI Exposição e concurso de camélias

Local: Sintra Data: 17 a 18 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

Visita guiada | De olho nas aves em Corroios

A equipa SPEA irá estar no relvado junto ao Moinho de Maré de Corroios, num ponto fixo, a observar as aves que estão na zona com o apoio de binóculos e telescópios. Esta ação de sensibilização é aberta a todos os curiosos, sendo ideal para principiantes nesta aventura da observação de aves. Apareça à hora que quiser, fique um bocado e conheça algumas das espécies que se podem observar, nesta altura do ano, na Baía do Seixal, bem como a importância deste local para as aves. O Moinho de Maré estará excecionalmente aberto, para que os participantes da atividade possam também visitá-lo. Data: 18 fevereiro Horário: 9h00 - 12h30 Local: Moinho de Maré de Corroios Atividade gratuita.

Lusoflora

CNEMA Santarém

A 22 e 23 de fevereiro a Lusoflora está de regresso ao CNEMA, em Santarém, com o mote “Juntos por um Futuro mais Verde”. Durante dois dias, os profissionais do setor da produção ornamental e empresas relacionadas vão promover negócios, mas também debater questões relacionadas com a sustentabilidade, escassez de água, alterações climáticas e biodiversidade, através da Conferência “Plantar jardins – enfrentar as alterações climáticas e promover a biodiversidade”. A participação é gratuita, mediante solicitação de convite no website da APPPFN ou através do email apppfn@sapo.pt Saiba mais aqui.

XI Exposição de Camélias

Local: Guimarães Data: 24 a 25 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

XIX Exposição de Camélias das Furnas

Local: São Miguel Data: 24 a 25 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.