Oficina | Fotografia e Botânica

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Neste ciclo de oficinas explorar-se-ão as relações simbióticas que se podem desenvolver entre as plantas e diversos processos fotográficos históricos e/ou alternativos. Com o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua diversidade como pontos de partida, os participantes serão convidados a explorar o espaço, conhecer algumas das espécies emblemáticas cujas propriedades podem ser exploradas por diversos processos fotográficos, e produzir uma série de imagens nas quais o convencional uso da câmara fotográfica é comutado pela exploração dos atributos de variados espécimes botânicos presentes no Jardim. Tema: Fitografia Para maiores de 16 anos.

Festival | Azores Burning Summer

Açores

O Eco Festival Azores Burning Summer regressa à praia dos Moinhos no Porto Formoso, nos dias 30 e 31 de agosto, para comemorar a sua 10ª edição de forma especial e em sintonia com a Natureza. Quatro noites de cinema na praia e uma noite dedicada à música cabo-verdiana, são as novidades para 2024. Saiba mais aqui.

Oficina | A natureza a fotografar

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa

Quando a fotografia foi inventada, no séc. XIX, foi explorada a sensibilidade à luz de inúmeras substâncias, entre elas, a das folhas, flores e raízes das plantas. Nesta oficina, inspirados pela biodiversidade do Jardim da Gulbenkian, vamos experimentar imprimir fotografias de plantas a partir de materiais que podemos encontrar em casa, com a mais sustentável e orgânica de todas as técnicas de impressão fotográfica – a antotipia para criar um micro-herbário fotográfico. Para jovens entre os 13 e 18 anos.