XI Exposição e concurso de camélias

Local: Sintra Data: 17 a 18 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

Visita guiada | De olho nas aves em Corroios

A equipa SPEA irá estar no relvado junto ao Moinho de Maré de Corroios, num ponto fixo, a observar as aves que estão na zona com o apoio de binóculos e telescópios. Esta ação de sensibilização é aberta a todos os curiosos, sendo ideal para principiantes nesta aventura da observação de aves. Apareça à hora que quiser, fique um bocado e conheça algumas das espécies que se podem observar, nesta altura do ano, na Baía do Seixal, bem como a importância deste local para as aves. O Moinho de Maré estará excecionalmente aberto, para que os participantes da atividade possam também visitá-lo. Data: 18 fevereiro Horário: 9h00 - 12h30 Local: Moinho de Maré de Corroios Atividade gratuita.

Lusoflora

CNEMA Santarém

A 22 e 23 de fevereiro a Lusoflora está de regresso ao CNEMA, em Santarém, com o mote “Juntos por um Futuro mais Verde”. Durante dois dias, os profissionais do setor da produção ornamental e empresas relacionadas vão promover negócios, mas também debater questões relacionadas com a sustentabilidade, escassez de água, alterações climáticas e biodiversidade, através da Conferência “Plantar jardins – enfrentar as alterações climáticas e promover a biodiversidade”. A participação é gratuita, mediante solicitação de convite no website da APPPFN ou através do email [email protected] Saiba mais aqui.

XI Exposição de Camélias

Local: Guimarães Data: 24 a 25 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

XIX Exposição de Camélias das Furnas

Local: São Miguel Data: 24 a 25 de fevereiro A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

Curso | Poda do olival

Pretende-se que nesta formação adquira conhecimentos sobre o porquê das podas das oliveiras, as suas épocas, os tipos de podas, tais como Poda de formação, Poda de produção ou Poda de rejuvenescimento, e os seus objetivos. Numa dimensão mais prática, irá aprender sobre os utensílios necessários à poda e os seus cuidados, distinguir os ramos de madeira e de frutificação, e ainda os cuidados fitossanitários a ter, após a poda. Local: Plataforma B-learning Datas: 1 e 2 de março de 2024 Data-limite de inscrição: 29 de fevereiro Aulas Presenciais: 2 de março, das 10h00 às 16h00; Local Aula Presencial: Alcanena/Santarém Veja o programa completo e inscreva-se aqui.

XXVIII Exposição de Camélias do Porto

Local: Porto Data: 2 a 3 de março A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

XIII Festival Internacional de Camélias

Local: Lousada Data: 9 a 10 de março A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

XVIII Festa Internacional das Camélias

Local: Celorico de Basto Data: 16 a 17 de março A Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos, criada em 2008, visa proteger a camélia como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, o estudo e a promoção da Camélia de Origem Portuguesa têm um papel central. Procuramos congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização de património.  A APC promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias, a pesquisa histórica, científica e hortícola. Tendo em vista o aumento da popularidade da camélia, são fomentadas exposições (cerca de dez anualmente) e outras atividades culturais.

Curso | Poda do olival

Pretende-se que nesta formação adquira conhecimentos sobre o porquê das podas das oliveiras, as suas épocas, os tipos de podas, tais como: Poda de formação, Poda de produção, Poda de rejuvenescimento e os seus objetivos. Numa dimensão mais prática, irá aprender sobre os utensílios necessários à poda e os seus cuidados, distinguir os ramos de madeira e de frutificação, e ainda os cuidados fitossanitários a ter, após a poda. Local: Plataforma B-learning Datas: 20 a 23 de março de 2024 Data-limite de inscrição: 19 de março de 2024 Sessão Síncrona:  20 de março, das 18h00 às 20h00; Aulas Presenciais:  23 de março, das 10h00 às 16h00; Local Aula Presencial:  Alcanena/Santarém Veja o programa completo e inscreva-se aqui.

Curso | Aplicação de produtos fitofarmacêuticos

Ao abrigo do Decreto-lei nº 26/2013, de 11 de Abril, este curso passou a ser obrigatório a partir do dia 26 de novembro de 2015 para todos os agricultores, incluindo os de Agricultura Biológica. Este curso de 50h vai permitir-lhe ficar a conhecer os princípios que lhe permitem proteger as culturas, e de utilizar os produtos fitofarmacêuticos de forma segura, para evitar os riscos e conhecer os sistemas regulamentares. Ficará a conhecer o material indicado para uma correta aplicação dos produtos, bem como o devido transporte e armazenamento. Finalmente, outro tema abordado será a questão dos acidentes para compreender o que implica lidar com os produtos fitofarmacêuticos e evitar problemas. Local: Plataforma B-learning Datas: 22 de março a  20 de abril de 2024 Data-limite de inscrição: 21 de março de 2024 Duração: 50h00 - Horário Pós-Laboral. Veja o programa completo e inscreva-se aqui.