Frutícolas

Fruteira do mês: Papaia

arvore com papaias suspensas

Papaia (Carica papaya)

A papaia (Carica papaya) é uma planta herbácea de grandes dimensões, da família Caricácea. Outras espécies a destacar da mesma família são a papaia-da-montanha (Carica pubescens) e o mito (Carica candicans), menos conhecidas fora das suas regiões nativas. Originária do México e da América Central, é hoje uma das plantas mais cultivadas na faixa tropical do mundo e uma das frutas tropicais mais conhecidas. Os maiores produtores de papaias são a Índia, a República Dominicana, o Brasil, o México e a Indonésia, sendo a Índia a maior exportadora deste fruto.

Ficha técnica da papaia

Origem: México, América Central.

Altura: Entre 5 e 10 metros.

Propagação: Sobretudo por sementes, também por estaquia e enxertia.

Plantio: Primavera.

Solo: Prefere solos areosos. Os solos devem ter excelente drenagem.

Clima: Prefere tropical ou subtropical. Pode ser cultivada em zonas temperadas.

Exposição: Sol pleno.

Colheita: Varia com as condições climáticas e de cultivo.

Manutenção: Regas, mondas, adubações.

Cultivo e colheita

A papaia é uma planta de crescimento rápido, o prazo normal de frutificação são três anos. Podemos cultivá-la num local muito abrigado dos ventos, soalheiro e sem geadas. O frio causa-lhe danos. Muito frio acaba por matar a planta. As papaias são dioicas, ou seja, há plantas com flores masculinas, outras com flores femininas. Existem também plantas hermafroditas, que facilitam em muito o cultivo e produção de fruta. Se temos apenas um pequeno espaço e pretendemos conseguir fruta cultivando uma ou duas plantas, devemos escolher papaias hermafroditas.

Existem também duas formas de fruto, uma a que comummente chamamos papaia e outra a que chamamos mamão. A papaia é mais curta e oval; o mamão, maior e mais comprido, sendo até por vezes vendido em metades. A papaia tem um sabor menos doce e mais suave, com a polpa ligeiramente mais clara. O mamão tem um sabor mais acentuado e mais doce, e a polpa é cor de laranja, por vezes mesmo avermelhada.

As papaias podem até ser cultivadas em vasos grandes, o que permite facilitar a sua mudança para uma estufa ou abrigo no inverno. A época da colheita varia com o clima e a variedade; no nosso País o ideal é colher no verão, época mais propícia para a planta.

 

papaia partida ao meio e duas papaias inteiras

Papaia – Fruto

Manutenção

A manutenção das papaias requer atenção ao controlo das infestantes, adubação e regas regulares nas épocas mais quentes e secas. Quando as plantas são muito pequenas, podem ser sufocadas por outras herbáceas, pelo que esse controlo tem de ser eficaz. As adubações devem ocorrer no início da primavera e no verão, desde que as plantas já estejam estabelecidas. O crescimento é rápido, mas são plantas de vida relativamente curta. As regas são essenciais, especialmente nos meses mais secos e quentes. Bem regadas e abubadas, as nossas papaias crescerão a olhos vistos.

Pragas e doenças

As papaias são susceptíveis a alguns vírus e doenças. Os vírus mais comuns são o mosaico e o vírus da mancha anelar da papaia. Doenças fúngicas também aparecem bastantes vezes, sendo de destacar a antracnose, o míldio e espécies de phytophthora. Para evitar doenças fúngicas ajuda uma boa drenagem das plantações, que previne o encharcamento. Com as regas também devemos ter cuidado, devem ser no pé e não sobre as folhas.
Quanto a pragas, podemos apontar alguns tipos de aranhiço-vermelho, mais comuns em situação de baixa humidade atmosférica, e moscas-da-fruta. Para evitarmos recorrer a produtos industriais, a prevenção é a melhor opção. Pássaros e roedores também podem causar danos nos frutos já desenvolvidos, pelo que convém protegê-los, eventualmente com uma rede adequada.

Leia mais: As 5 pragas do jardim

Propriedades e usos

Sendo uma fruta com poucas calorias e rica em água, a papaia é refrescante e pode ser consumida mesmo em dietas. É uma fruta muito rica em vitamina C e também com quantidades consideráveis de vitamina B9 e de vitamina A. São de destacar também minerais como o magnésio e o potássio.

Nalguns países, sobretudo na América Central e do Sul e no Sudeste Asiático, a papaia tem uma ampla presença na culinária. É consumida cozinhada, quando colhida ainda verde, e ao natural, quando colhida madura, sendo muito usada para fazer sumos e batidos. Na Europa, a papaia é consumida sobretudo ao natural ou em sumos, tendo cada vez mais apreciadores, devido ao baixo aporte em calorias e gorduras. As sementes, que podem ser consumidas, têm um gosto picante e são por vezes usadas como substituto da pimenta. As papaias contêm papaína, uma enzima que pode ser usada para tornar a cerveja mais límpida ou amaciar a carne.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar