Plantas

Uma planta, uma historia: Árvore-dos-lenços

Esta pequena árvore caducifólia, indígena do Sudoeste da China, foi encontrada na natureza, em 1869, por Armand David (1826-1900), missionário jesuíta e naturalista francês, que a trouxe para a Europa. Em sua homenagem foi batizada de Davidia involucrata.

O nome específico involucrata está intimamente relacionado com as duas brácteas brancas que envolvem as flores. Essas brácteas com tamanho desigual (a maior atinge 20 cm) lembram os lenços que os cavalheiros colocam no bolso junto à lapela do casaco e constituem o seu principal atrativo. Também é conhecida por árvore-dos-pombos, porque, no período de floração, quando vista à distância, parece ter pombos brancos pousados.

No Jardim da Senhora na Quinta do Palheiro Ferreiro, podem ser contempladas duas árvores desta espécie, que ainda hoje não
sabe a que família pertence. A conceituada The Plant List diz que integra a família Cornaceae. A respeitável Royal Horticultural Society afirma que é da família Nyssaceae. Não me intrometo em querelas de genealogias botânicas, mas fico com os olhos em bico quando avisto estas beldades chinesas.

Condições de cultivo

Gosta de solos férteis, húmidos, mas bem drenados. Tem predileção por recantos com boa ou média exposição solar e não suporta ventos.

Folhas e frutos

As folhas, alternas, cordiformes e com as margens dentadas, são aromáticas enquanto novas. Geralmente, caem em dezembro e voltam a brotar em abril. A primeira floração só ocorre quando a árvore atinge os 10 anos de vida. Depois, floresce de abril a junho. Os frutos, com 2-3 cm de comprimento, ficam maduros em setembro e nessa altura parecem pequenas nozes.

B.I.

Nome científico: Davidia involucrata

Nome vulgar: Planta-dos-lenços; planta-dos-pombos

Porte: Árvore

Família: Cornaceae (Nyssaceae)

Origem: Sudoeste da China

Morada: Quinta do Palheiro Ferreiro – Funchal

Fotos: Raimundo Quintal

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar