Ornamentais

O fascínio das cores das folhas

Saiba o que faz com que as folhas das plantas tenham tanta variedade de tons, que podem ir do verde ao encarnado, amarelo ou branco, entre outros.

As plantas oferecem cor pelas suas folhas, flores e frutos. Este mês, vamos dar destaque à diversidade de cores com que as folhas nos brindam. As plantas com folhas coloridas, em tons de roxo, vermelho, creme, laranja ou amarelo, combinam-se harmoniosamente com os diversos tons de verde.

O que faz as plantas terem cores fascinantes? A diversidade de cores deve-se à presença de moléculas denominadas pigmentos, que se encontram nas células vegetais. Estes pigmentos são responsáveis por dar cor às folhas, caules, flores e frutos. Além da função fisiológica, contribuem com uma componente estética. Por outro lado, também desempenham uma função ecológica, pois a diversidade de cores é uma estratégia das plantas, por exemplo para atrair os polinizadores e dispersores de sementes (abelhas, pássaros, pequenos mamíferos), para garantir a sua sobrevivência e favorecer a dispersão de plantas.

Dos vários pigmentos, o que está presente em maior quantidade nas folhas é a clorofila (cor verde), que também é responsável pela captação da luz solar e transformação em energia química (alimento das plantas). Mas outros pigmentos existem como a família dos carotenos (tons amarelo e laranja), os taninos, com antocianinas vermelhas (ou azuis, consoante a acidez). Estes pigmentos também são importantes para o desenvolvimento e sobrevivência de uma planta, por exemplo as antocianinas desempenham uma importante função de proteção contra os raios solares em excesso.

Outros pigmentos desempenham uma função antioxidante que pode ser benéfica ao introduzirmos na alimentação essas plantas (e.g., beterraba, beringela e outras frutas). É a presença de todos estes pigmentos, em maior ou menor intensidade, que dá a diversidade de cores às folhas das plantas. Maioritariamente são espécies de origem tropical que vivem em ambientes onde a luz chega matizada ou são espécies cultivadas.

No entanto, por vezes, em algumas plantas também é a própria Natureza que acentua mais o destaque destes pigmentos nas folhas com os dias mais frios do outono e inverno. Em Portugal, estas espécies dão-se preferencialmente como plantas de interior ou em jardim em local abrigado e ensombrado. Este mês, celebre o fascínio de explosão das cores destas folhas.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar