Jardins & Viagens

Os parques dos santuários: Santuários no centro de Portugal

Santuário Nossa Senhora da Encarnação, Leiria

Santuário Nossa Senhora da Encarnação, Leiria

 

Nossa Senhora da Encarnação, Leiria, Nossa Senhora do Castelo, Mangualde, Nossa Senhora da Piedade, Lousã.

 

A Região Centro de Portugal é rica em santuários onde coabitam práticas devocionais e lúdicas. São montes sacros envoltos por matas e bosques, centrados no templo que organiza todo o recinto e equipados com escadórios e quartéis, espaços de arraial e de merenda. São naturalmente miradouros excecionais e de referência. Selecionamos três santuários marianos e lugares antigos de peregrinação dos quais dois são dominantes sobre a paisagem urbana de Leiria e Mangualde e um terceiro localizado num lugar mais remoto, em plena serra da Lousã, junto ao castelo da Lousã ou de Arouce. São eles, respetivamente: Nossa Senhora da Encarnação, Nossa Senhora do Castelo e Nossa Senhora da Piedade.

 

Leia também:

Jardins de Portugal: Rota do Litoral Centro

 

Nossa Senhora da Encarnação, Leiria

 

Sabe-se da existência de uma ermida nos séculos VI e VII dedicada ao Arcanjo São Gabriel no Monte do Anjo. Junto a esta ermida, no século XIV, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Encarnação e, desde então, passaram a registar-se diversos milagres que levaram à mudança do orago do monte sacro. Instituída a confraria de Nossa Senhora da Encarnação em 1588 e o crescimento continuado de peregrinos levaram à ampliação do templo, que ficou concluída em 1628, e mais tarde, na década de 1760, o bispo de Coimbra D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa mandou construir o escadório. Hoje, o templo, está envolto por um alpendre nas fachadas principal e laterais. O escadório, com 162 degraus, parte do arraial, acedendo-se por um arco. O arraial, com a sua alameda de oliveiras, atualmente encontra-se muto reduzido considerando que chegou a ter praça de touros. A mata que envolve o monte é essencialmente constituída por pinheiros. As festas decorrem a 15 de agosto.

 

Nossa Senhora do Castelo, Mangualde

 

 

O santuário encontra-se numa encosta sobre a cidade no lugar de uma antiga ermida, remodelada e inaugurada em 1837. A igreja encontra-se no alto do monte e o seu escadório está equipado com quatro capelas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora da Encarnação, a Nossa Senhora da Visitação e a Nossa Senhora da Assunção. O escadório teve a sua construção iniciada em 1750 e é da autoria de mestre Rafael Domingos Barreira. O sacro monte conserva importante património desde a Idade do Ferro, O castelo de Azurara foi construído sobre um antigo castro do qual, quando se percorre o escadório, ainda são visíveis panos de muralha. O adro da igreja tem um sobreiro monumental e, na sua envolvente, existe um amplo parque de merendas. As Festas de Nossa Senhora do Castelo são a 8 de setembro, por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

 

Nossa Senhora da Piedade, Lousã

 

 

O santuário encontra-se no vale encaixado do rio Arouce, um afluente do Ceira, na EM580, junto ao castelo de Arouce. Tem como cenário a impressiva paisagem acidentada sobre formações xistentas e o castelo que pertenceu a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos a sul de Coimbra na segunda metade do século XI. O santuário encontra-se sobre o monte fronteiro ao castelo e é constituído pelas capelas de São João (construída entre os séculos XIII e XIV), Senhor da Agonia (edificada no século XVIII) e Nossa Senhora da Piedade, sobre o cume rodeada de um pequeno adro. Junto ao castelo encontra-se a Capela do Senhor dos Aflitos. Em cada ano, no terceiro domingo de Páscoa, a imagem da Senhora da Piedade desce à vila da Lousã e aí permanece até ao sétimo domingo de Páscoa, o da Ascensão, regressando ao santuário. Um trilho traz-nos do centro da vila da Lousã, passa pelo castelo e pelo santuário e leva à praia fluvial da Senhora da Piedade e às emblemáticas Aldeias de Xisto.

 

Leia também:

Parque D. Beatriz do Canto

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar