Ornamentais

Outono sempre florido

Perpétuas

 

Com as plantas certas, o seu jardim, varanda ou terraço vai brilhar durante o outono como se fosse primavera. Plantas herbáceas de pequena ou média dimensão que se adaptam praticamente a todo o tipo de espaço.

 

Perpétuas

Gomphrena globosa

Herbácea anual
Altura: 30-40 cm.
Condições de cultivo: Sol pleno, solo rico em matéria orgânica e bem drenado.
Floração: Roxa, cor-de-rosa, branca, encarnada final do verão-outono.
Aparecem espontaneamente em Portugal, mas podemos tê-las facilmente nos jardins ou em vaso. Resistentes à secura, regar quando o solo está seco. Adubar no período de floração com adubo orgânico. Uma planta medicinal muito especial, cuja infusão das flores é desde sempre usada por cantores e atores para “aclarar” a voz. Dizem que a nossa fadista Amália Rodrigues bebia regularmente infusão de perpétuas roxas.

 

Urzes

Calluna vulgaris

Herbácea perene
Altura: 30-40 cm.
Condições de cultivo: Sol pleno, solo rico em matéria orgânica, ligeiramente ácido.
Floração: Roxa, cor-de-rosa, branca, encarnada, no outono e inverno.
Indispensáveis no jardim e terraço no outono, são ótimas plantas para atrair as abelhas tão necessárias nos nossos jardins. Não devem ser regadas em excesso pois odeiam água a mais, é a maior causa da sua morte. Devem ser fertilizadas na primavera com fertilizante para acidófilas, principalmente se a zona não tiver um solo ácido. Pode podar a seguir a floração, mas muito ligeiramente, apenas os ramos e flores secas.

 

urzes

 

Leia também:

Plantas que brilham no outono

 

Crisântemos

Chrysanthemum sp

Herbácea perene
Altura: 40-60 cm.
Condições de cultivo: Sol pleno, qualquer tipo de solo, desde que não encharque. Resistentes ao calor e ao frio.
Floração: Encarnado, roxo, vários tons de cor-de-rosa, branco, vários tons de laranja, ferrugem, salmão.
Há mais de 200 espécies de crisântemos, mas sem eles não há outono. Basta meia dúzia deles para que o jardim, a varanda ou o terraço se transformem. A suas florações tanto podem ser com as flores duplas como em pompom e todas são bonitas e chamativas, e neste momento há variedades de todas as cores. Devem ser regados na época mais quente e quando o solo está seco. Aconselha-se uma fertilização mensal durante os meses de floração, que se podem prolongar do outono até à primavera. Podem podar-se ligeiramente no final da floração e durante a floração ir desbastando os ramos florais que já floriram, para estimular novas florações.

 

Crisântemos

 

Calêndulas ou maravilhas

Calendulas officinalis

Herbácea anual ou bienal
Altura: 20-30 cm.
Condições de cultivo: Sol pleno, qualquer tipo de solo, desde que não encharque.
Floração: Cor de laranja ou amarela, no outono-primavera.
Esta flor recorda-me a minha infância, pois a minha avó materna, uma excelente jardineira, semeava-as sempre, e o nosso jardim tinha sempre as famosas maravilhas! São flores comestíveis, repletas de propriedades medicinais. Para a pele são um poderoso cicatrizante, usadas como água de lavagem ou como cicatrizante. Como infusão, acalmam cólicas menstruais, renais e problemas hepáticos. São também indispensáveis para atrair polinizadores. Fáceis de cuidar, necessitam de regas regulares e, se tiverem um bom substrato, basta uma ou duas adubações orgânicas durante a floração, que se prolonga do outono até à primavera. Podemos semeá-las e transplantá-las após 6-8 semanas ou comprar as plantas e plantá-las já crescidas.

 

Calêndulas

 

Cravos-túnicos

Tagetes patula

Herbácea anual
Altura: 30-40 cm.
Condições de cultivo: Sol pleno, qualquer tipo de solo, desde que bem drenado.
Floração: Cor de laranja, amarelo, encarnado, durante quase todo o ano.
Estes cravos são muito usados não só nos jardins mas também nas hortas, pois são excelentes plantas boas companheiras, um inseticida natural que afasta uma série de pragas. As suas pétalas também são comestíveis, logo é uma boa aquisição para o jardim e para as floreiras. Pode semear e transplantar 6-8 semanas depois ou comprar já as plantas crescidas e colocar no jardim ou em vasos. Necessita de regas regulares, sem encharcar, e adubação mensal no período de floração.

 

Cravos-túnicos

 

Leia também:

5 tarefas de outono

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar