Aromáticas e Medicinais

Piripíris, conheça alguns dos mais famosos

Visitámos em Itália, na Toscânia, o produtor do mundo que detém o recorde mundial do maior número de variedades de piripíri.

O produtor Carmazzi produz piripíris há várias décadas e tem a marca Mr. Pic, que comercializa as plantas, os frutos e também uma série de produtos transformados. Selecionei algumas das variedades mais famosas e algumas delas são exclusivas do produtor Carmazzi, entre elas aquele que é considerado o mais picante do mundo.

ARLECCHINO VERSILIA®

CAPSICUM ANNUUM

Esta é uma variedade exclusiva Carmazzi. O fruto varia da cor verde a encarnado brilhante. Este é um piripíri é ideal para se cultivar em vaso e também muito ornamental. O fruto tem um grau de picante médio.

BHUT JOLOKIA GIALLO

CAPSICUM CHINENSE

Tem uns frutos com a casca muito enrugada amarela e forma irregular. É muito usado como planta ornamental. O fruto tem um grau de picante alto.

BHUT JOLOKIA ROSSO

CAPSICUM CHINENSE

Tem uns frutos com a casca muito enrugada encarnada e forma irregular. É muito usado como planta ornamental. O fruto tem um grau de picante alto.

CAROLINA REAPER

CAPSICUM CHINENSE

Este é considerado o piripíri mais picante do mundo 1.500.000 SHU na escala de Scoville. Foi obtido pela primeira vez por Ed Currie cruzando o Naga Pakistano com Habanero Rosso.

CLOVER®

CAPSICUM CHINENSE

Esta casta faz parte das variedades exclusivas de Biagi Carmazzi e é um híbrido registado obtido nas estufas da empresa em Torre del Lago, na Toscânia. É o piripíri ideal para pratos muito picantes, o fruto tem uma cor vermelha-viva.

DENTE DI COYOTE®

CAPSICUM CHINENSE

É um híbrido italiano obtido por Massimo Biagi nas estufas da empresa Carmazzi. Provém de duas variedades de Capsicum chinense e o fruto, de cor branca brilhante quando totalmente maduro, apresenta uma forma de “bolota” muito característica O picante, em torno de 350.000 SHU, é comparável ao do Habanero Branco.

HABANERO ARANCIO

CAPSICUM CHINENSE

Está entre as espécies mais picantes, o fruto tem o formato de uma lanterna curta ou alongada. Muito perfumado e de sabor frutado, apresenta cor de alperce. É adequado para consumo fresco.

JALAPEÑO

CAPSICUM ANNUUM

Os frutos têm de 5-9 cm de comprimento e são muito perfumados, a sua cor varia do verde ao vermelho quando o processo de maturação está completo. O jalapeño, por não ser muito picante e ser muito aromático, pode ser consumido fresco ou seco.

KARNEVAL

CAPSICUM ANNUUM

Os frutos têm um sabor ligeiramente picante e são muitos deles são utilizados para temperar muitos pratos regionais italianos. É também uma variedade excecional para cultivo em vasos e como planta ornamental, pois é muito bonito.

MAVERIK

CAPSICUM ANNUUM

Esta é uma planta muito produtiva que cresce como um arbusto compacto e ramificado com folhas escuras. Os frutos têm baixo grau de picante, são pequenos e finos, têm cores que variam do laranja ao roxo-escuro.

MORUGA ROSSO

CAPSICUM CHINENSE

Este é um dos piripíris mais picantes do mundo, deve ser manuseado com muito cuidado pois a quantidade de capsaicina que tem pode penetrar a pele mesmo através das luvas de látex, e pode causar pequenas irritações na pele. Este moruga é destinado aos verdadeiros amantes do picante extremo.

NAGA MORICH

Esta é uma planta diferente que pode crescer até 160 cm de altura. Os frutos são muito originais, de forma irregular e a cor varia de verde a encarnado durante o período de maturação.

O QUE É A ESCALA DE SCOVILLE
A escala Scoville é a medição do grau de picante das pimentas e derivados. Esta escala mede a concentração do composto químico capsaicina, que é o componente ativo que produz a sensação de picante. A escala tem o nome de Wilbur L. Scoville (1865-1942), que desenvolveu o teste em 1912, enquanto trabalhava na Parke Davis Pharmaceutical Company. Antes de 1912, não havia um método generalizado utilizado para medir o grau de picante.
O TESTE SCOVILLE
Para realizar o teste, dilui-se uma solução do extrato da pimenta em água de açúcar até que a o picante não
seja mais detetável para um grupo de cinco provadores. A classificação da unidade de calor Scoville (SHU) é atribuída com base na quantidade de diluição. Uma pimenta fraca, que não contém nenhuma capsaicina, tem uma classificação escala Scoville de zero (nenhum grau de picante detetável mesmo sem diluir). Uma pimenta Habanero, por exemplo, tem uma classificação de 300.000 ou mais, indicando que seu extrato foi diluído 300.000 vezes antes de a capsaicina presente ser indetetável.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar