Notícias

Mr. PIC – Recorde mundial de produção de variedades de piripiri

Fomos visitar o produtor Carmazzi, associado da Flora Toscana e que há mais de 30 anos é líder de mercado na produção de piripiris.

Esta produção que se localiza na Toscânia na localidade de Torre del Lago Puccini, existe desde 1860, tendo Marco Carmazzi sucedido ao seu pai nos anos 70 onde desenvolveu a produção e flores e plantas de época bem como plantas aromáticas, morangos, piripiri, tendo-se posteriormente especializado neste ultimo.

Criou a marca Mr. PIC onde para além da produção dos piripiris, e da venda das plantas, maioritariamente em vaso 14 cm, tem também toda uma gama de produtos transformados à volta deste produto, molhos, temperos, compotas, chutneys, conservas, pickles, massas, etc.

Esta é uma produção familiar em que a paixão daquilo que fazem se nota em tudo, têm o record do mundo do maior número de variedades (1133) mas neste momento já aumentaram esse número e têm uma coleção de 1155 variedades.

Para além dos piripiris também produzem flores comestíveis, microgreens e pitaya. Toda a produção tem preocupações de sustentabilidade e certificação Global GAP, que garante que cumprem as regras ambientais e de comércio justo.

Variedades de piripiri e investigação

A produção tem mais de 20.000 m2 de estufas onde são cultivadas 40 a 60 diferentes variedades de piripiri para comercialização, há uma série de variedades registadas e exclusivas como Arlecchino Versilia, Rustico Versilia, Habanero Clover, Dente di Coyote, Rustico Variegato, Habanero Cold e Pimento del Sahara, este último é uma raridade e que tem a particularidade de ter as folhas suculentas que lhe permite reter a água durante a noite e conservá-la durante o dia. 

A produção Carmazzi teve uma colaboração permanente com Massimo Biagi, que morreu em 2017, e era investigador da Universidade de Pisa- Faculdade de Agronomia, grande especialista italiano de piripiri e que foi responsável pela introdução do variedade Habanero em Itália e do seu estudo e desenvolvimento, 

Há muitas variedades de piripiri e a intensidade do seu picante tem uma enorme variação, que se pode consultar na escala de Scoville. As variedades mais picanteS são normalmente a que têm maior procura no mercado.

Flores Comestíveis, microgreens e pitaya

Outro foco deste produtor é o cultivo de uma grande variedade de flores comestíveis como tagetes, begónias, bocas-de-lobo, cravinas, amores-perfeitos, tudo em modo de produção biológico, tivemos oportunidade de provar todas estas flores e ainda uma flor surpreendente, a chamada flor-elétrica (Acmella oleracea), uma planta com muitas propriedades medicinais mas que quando se prova a sensação é de uma anestesia do dentista em toda a boca.

São também produzidos uma série de microgreens de agrião, rúcula e manjericão entre outros. Também produzem pitaya das variedades white e red que vendem em exclusivo para a Flora Toscana.

Jardim-Sofá Verde

Pudemos ainda ver uma parte do jardim comestível que ganhou o terceiro prémio no Chelsea Flower. Um verdadeiro sofá verde, uma estrutura metálica forrada a plantas com uma forma orgânica, que durante o Festival estava coberta de flores comestíveis de todas as cores, um jardim biológico, sustentável e delicioso.

Fotografias: Elisa Baccioni

www.mrpic.it

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar