Plantas

Uma planta, uma história: gaitinhas

De novembro até março, as flores da Pyrostegia venusta são verdadeiras vedetas no Funchal e em toda a orla Sul da ilha da Madeira. Ninguém fica indiferente perante a vistosa beleza das incontáveis flores alaranjadas que cobrem pérgulas, muros e telhados.

A palavra Pyrostegia resulta da junção de dois vocábulos gregos que, juntos, significam telhado de fogo, numa alusão clara à cor da densa floração. O termo específico venusta significa encantador.

Condições de cultivo

Natural da América do Sul, mais propriamente do Brasil, Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina, esta trepadeira semilenhosa de folhas persistentes é pouco exigente quanto à composição dos solos, preferindo, no entanto, solos férteis e bem drenados. Gosta de viver bem exposta ao sol, não suporta geadas, mas escolhe os dias mais curtos e com temperaturas mais frescas para florir.

Os frutos

Embora floresçam abundantemente, estas trepadeiras não frutificam na Madeira, porque aqui não há beija-flores para fazer a polinização. Sem frutos não há sementes e, por isso, na Madeira a multiplicação apenas é feita por enraizamento de estacas semilenhosas.

As flores

Na Madeira, as suas flores são conhecidas por gaitinhas, designação bem diferente dos nomes populares brasileiros. No grande país da América do Sul chamam-lhe flor-de-são-joão ou cipó-de-são-joão, porque floresce em junho e é muito utilizada em todo o país nas ornamentações das festas de São João. As flores das gaitinhas são hermafroditas e têm quatro pétalas, que formam um tubo, envolvido na base por um cálice compacto. Antes de as flores abrirem, as pétalas formam uma espécie de bola. Depois, enrolam-se para fora, com o objetivo de atrair os polinizadores.

B.I.

Nome científico: Pyrostegia venusta

Nome vulgar: Gaitinhas

Porte: Trepadeira

Família: Bignoniaceae

Origem: Brasil, Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina

Morada: Funchal e toda a orla Sul da ilha da Madeira

Fotos: Raimundo Quintal

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar