Plantas

Rupícolas: plantas para muros quentes e frio

Muro verde

As plantas rupícolas são aquelas plantas que crescem diretamente em cima de muros, paredes, pedras, rochas ou afloramentos rochosos. São os jardins verticais mais fáceis de manter.

Tem uma área exterior pequena? Terraços ou varandas? ou simplesmente muros de pedra? Há solução para que a transforme num espaço verde, com cor, apelativo e cheio de vida. As bromélias são das espécies mais usadas em jardins verticais e zonas rochosas devido à sua resistência aos raios solares.

Muros com roseiras trepadoras

Existem imensas variedades, com folhagem colorida, além do verde, existem amarelas, cinzentas, encarnadas ou mescladas. Existem variedades que se dão ao sol e as que preferem alguma sombra, criando recantos exuberantes com um toque tropical.

Se pensarmos em trepadoras para embelezar paredes e muros ou para dissimular construções pouco atrativas nos jardins, temos, por exemplo, as roseiras trepadoras, que são plantas vigorosas e podem alcançar diversas alturas. A coloração das flores varia muito desde o amarelo, branco e rosa ao encarnado, dobradas ou singelas e muitas vezes aromáticas.

Catos e suculentas

Plantas para muros quentes

Em zonas muito expostas ao sol, a escolha das plantas torna-se crítica para que haja sucesso. As plantas terão de tolerar altas temperaturas e ser pouco exigentes em água. Catos e suculentas, são plantas que crescem bem nas fendas de muros e entre rochas, bem como tantas outras flores como:

Rodanthemum hosmariense (malmequer)

Subarbusto de flores abundantes de pétalas brancas e centro amarelo. Ideal para muros quentes e rock gardens. Se retirar as flores mortas com regularidade, o tempo de floração aumenta.

Actinidia kolomikta (quivi-do-ártico)

Trepadora com folhas caducas. Folhas de cor verde ou bronze quando jovens e, à medida que envelhecem, recobrem-se de cor branca e rosa. No verão, produzem pequenas flores brancas muito aromáticas. Poderão produzir um pequeno fruto, comestível, na presença de uma planta macho e outra fêmea

Campsis x tagliabuana (madame galen)

É um hídrico, trepador que cresce muito bem em muros em que adere mediante raízes aéreas. Apresenta flores de cor intensa alaranjadas/avermelhadas em forma de trombeta que atraem abelhas, pássaros e borboletas.

Maracujá

Passiflora cerulea (maracujá)

Trepadora com folhas perenes de crescimento rápido, com flores grandes que surgem no verão até ao outono. Além das temperaturas elevadas, também suporta bem baixas temperaturas.

Plantas para muros frios

Os muros e zonas mais frias dos jardins são aquelas que não recebem luz a maior parte do dia e do ano, mas, com solo fértil, humidade e temperaturas certas, poderão desenvolver-se plantas para ornamentar os muros. As heras, hortênsias e alguns arbustos são adequados para estas zonas.

Akebia quinata (akebia)

Trepadora de crescimento rápido com flores de cor púrpura e aromáticas.

Hera

Hedera hélix (hera)

Planta trepadora de folhas verdes que podem ser variegadas. A sua capacidade de fixação é elevada, podendo cobrir muros altos. Compete por espaço com outras espécies. Podas de controlo são necessárias.

Hortênsia trepadora

Hydrangea anomala (hortênsia trepadora)

Estamos habituados a ver hortênsias em arbusto, mas também existem as trepadoras com especial interesse para muros sombrios e húmidos.

Parthenocissus quinquefolia (vinha-virgem)

Uma vigorosa trepadora de folha caduca. As folhas são verde brilhante que passam a vermelho vivo antes de cair no outono.

Junto aos muros, é importante favorecer a drenagem e ter um ponto de fuga para o que o excesso de água possa sair.

Vinha-virgem

Manutenção

Ao escolher as plantas, lembre-se da possível manutenção que irão ter. As trepadeiras de folha caduca têm a vantagem de caírem todas ao mesmo tempo, facilitando a limpeza de folhas, ninhos de roedores, insetos ou pássaros. A parede por trás fica exposta, sendo vantajoso ou não, dependendo do tipo de parede ou muro mais ou menos estético, permite-nos também avaliar o estado do muro/parede, facilitando pequenas reparações e manutenções.

As trepadeiras de folha persistente, embora percam folhas ao longo do ano (limpeza durante todo o ano), o revestimento dos muros/paredes mantém-se! As zonas a encobrir por serem pouco atrativas estarão a salvo todo o ano!

Fotos. Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar