Atualidade

Uma planta, uma história: trepadeira-de-jade

A trepadeira-de-jade, da família das Fabáceas, é endémica das florestas tropicais das Filipinas. A notoriedade desta trepadeira, lenhosa e volúvel, depende, quase exclusivamente, das enormes inflorescências pendentes, que chegam a atingir um metro de comprimento e cerca de uma centena de flores pedunculadas ao longo do eixo.

Nos locais mais quentes no Sul da Madeira, as flores ocorrem, normalmente entre março e junho, mas este ano, porque não houve o habitual arrefecimento de inverno, começaram a dar nas vistas na última quinzena de janeiro.

Pode viver ao sol ou com meia-sombra, florescendo melhor nos recantos com boa exposição pela manhã e resguardados dos raios solares durante a tarde. O solo deve ser fértil, rico em húmus, neutro ou ácido. Enquanto está na fase de crescimento, deve ser regada com abundância, mas na fase adulta, a rega deve ser muito mais moderada.

A trepadeira-de-jade floresce abundantemente nos jardins madeirenses do primeiro andar fitoclimático, mas a frutificação é rara, possivelmente pela falta dos morcegos, seus polinizadores nas Filipinas.

As flores

A cor das suas flores papilonadas, entre o verde e o azul, é uma raridade, ou talvez caso único, no reino das plantas. Essa tonalidade está na génese do seu nome vulgar trepadeira-de-jade. Strongylodon macrobotrys é o seu nome científico. Estas duas palavras associadas significam grandes cachos de flores com o cálice arredondado.

Sementes e frutos

Os frutos são vagens, oblongas ou redondas, que podem atingir 15 cm de comprimento e conter até 12 sementes. Multiplica-se por semente, mas só com temperaturas entre os 27 e 30o ºC. A sementeira deve ser feita logo que as sementes estejam maduras. Também é possível propagá-la por estacas, por alporquia ou mergulhia, no ambiente morno duma estufa.

Dimensão

Esta trepadeira tem um crescimento rápido e os seus ramos, com folhas persistentes divididas em três folíolos oblongos, atingem 15 a 20 metros de comprimento.

B.I.

Nome científico: Strongylodon macrobotrys

Nome vulgar: Trepadeira-de-jade

Porte: Trepadeira

Família: Fabaceae

Origem: Filipinas

Fotos: Raimundo Quintal

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar