Os dias quentes aproximam-se e a vontade de estar no terraço aumenta, mas não somos os únicos, pois o verão é também a época favorita dos mosquitos. Temos sempre alternativas os afastar, mas nada como optar pelas mais naturais, pois existem plantas com propriedades antimosquitos, sendo repelentes através do seu aroma.
Partilho aqui, cinco plantas muitos simples de cultivar e cuidar: hortelã, erva-cidreira, citronela, Pelargonium ‘citrosum’, calêndula.
Hortelã
Os mosquitos não toleram bem o óleo das suas folhas, o qual emite um aroma doce e fresco. É uma planta considerada de semissombra, mas devemos assegurar a sua plantação numa zona quente. Requer regas frequentes e é um pouco exigente em termos de manutenção (poda).
Pelargonium ‘citrosum’
O Pelargonium contém uma substância que serve para afastar estes insetos. É uma planta que aprecia estar exposta à luz do dia e a sua plantação deve ser feita quando as temperaturas começarem a subir. Quanto à rega, não é exigente e bastará regar duas vezes durante as semanas da primavera e verão.
Calêndula
A calêndula é uma herbácea anual e de folha perene. É nas suas flores que reside o antídoto contra os mosquitos. De cor amarela, desprende um aroma tão desagradável que os afasta imediatamente É uma planta que gosta de estar exposta ao sol, devendo ser regada com frequência nos dias mais quentes e adubada a cada 15 dias.
Erva-cidreira
A erva-cidreira requer terrenos bem drenados e arenosos. As suas flores aparecem no verão. São brancas e têm forma de tubo. Devido ao citronelol, faz com que desprenda um odor que é muito repulsivo para os mosquitos e cujo efeito, quando exposta a sol pleno, é potenciado. Agora só me resta desejar-lhe uns bons fins de tarde e deixar que a Natureza se encarregue do resto.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.