Passo a Passo

Puzzles da natureza

Uma atividade simples para os mais pequenos para fazer nestas férias de verão.

As crianças vão adorar manipular as peças naturais de maneira a encaixá-las na forma, pois torna-se um processo bastante desafiante e estimulante. Se as peças do jogo forem recolhidas nos passeios em família, ainda melhor! Podem continuar a fruir desta atividade ao longo de todo o ano, renovando as formas ou adicionando aos puzzles novas peças naturais conforme a estação do ano.

As crianças precisam de oportunidades para brincar com quebra-cabeças para apreenderem o conceito de consciência espacial: o reconhecimento de como uma pessoa (como a própria criança) ou um objeto interage com um espaço. Brincar com quebra-cabeças, como os puzzles ajuda a desenvolver as habilidades espaciais porque a criança deve determinar qual a peça indicada e em seguida manipulá-la, ao longo de várias tentativas, para a encaixar da maneira mais eficaz possível. Quando se explora várias formas, desenvolvemos ainda a prática de coordenação motora fina e mão-olho.

Uma atividade simples e estética para estes dias quentes de verão!

MATERIAL NECESSÁRIO

Folha de papel ou cartolina

Marcador

Elementos da Natureza: pedras com formas interessantes recolhidas na praia, conchas, bagas, galhos, o que tiverem à vossa disposição.

COMO FAZER

Desenhar um contorno com uma forma à vossa escolha; comecem por algo simples, como um coração, por exemplo.

Colocar as peças (pedras) dispersas em volta da forma desenhada, de forma a poderem ser observadas.

Preencher a forma com as pedras até ficar completa, evitando grandes espaços vazios.

DICAS:

1. Podem orientar a criança usando a linguagem espacial relacionada com a lateralidade e outros movimentos: gira para a esquerda, roda para a direita, em cima, em baixo, vira ao contrário, move, afasta, junta, etc.

2. Quando terminarem, retirem as pedras da forma e tentem novamente. Nesta atividade nunca haverá dois puzzles iguais!

3. Criem a vossa caixa de puzzles da Natureza com vários elementos naturais, que irão recolhendo sazonalmente: assim terão puzzles para todo o ano!

Poderá Também Gostar