Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 10 a 16 de março

 

A primavera aproxima-se a passos largos, e com ela aparece na maior parte das pessoas, o desejo de ter uma alimentação mais saudável.  Dedique-se a fazer exercício físico e  cultivar, nem que seja algumas ervas aromáticas para ter sempre à mão para as saladas.

Os dias estão maiores e mais amenos e já apetece estar mais tempo lá fora. Muitas sementeiras de primavera-verão já devem estar feitas, mas ainda vai a tempo de fazer muitas plantações de hortícolas, flores, arbustos, etc. Aproveita para preparar as sementeiras de final de verão, início de outono.

No dia 10 deve semear as plantas de folha

Nabo

 

O nabo é um legume indispensável na horta que tem um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar. Podemos utilizar para alimentação as suas folhas, as nabiças, ou o próprio nabo que existe de várias cores, mais branco ou roxo e maior ou menos consoante a variedade.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra.

Pode semear diretamente no local definitivo ou em viveiro, em tabuleiros ou vasos, neste caso deverá ter muito cuidado quando  transplantar pois são muito sensíveis. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.  Quando plantar deixe uma distancia de 25-30 cm entre linhas e 12-15 cm entre plantas.

1) Colheita de nabiças e grelos

Colher as folhas jovens (nabiças)  e a haste floral (grelos) , usando uma tesoura bem afiada para não esgaçar. Pode fazer-se esta colheita durante dois a três meses.

Propriedades das nabiças e dos grelos

Para além de deliciosas as nabiças e os grelos são pouco calóricos, ricos em fibras,  cálcio e ácido fólico, bem como em vitamina A e C.

2) Colheita de nabos

Para colher os nabos não se pode cortar as folhas e haste floral pois precisam delas para se desenvolverem. O ideal é cultivar uma parte para nabiças e grelos e outra para nabos. Retiram-se os nabos do solo quando as folhas ainda estiverem tenras pois é sinal que o nabo também está.  Se esperar muito podem ficar muito fibrosos.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

 

No dia  11 aproveite para semear frutos

Abóboras

Abóbora

Nesta época do ano pode começar a semear as suas abóboras que são indispensáveis mas só se tiver bastante espaço. Há muitas abóboras diferentes, a menina, butternut, hokkaido, curgete ou aboborinha, entre muitas outras. Semeie as que mais gosta, pois é um fruto muito versátil usado desde entradas, pratos principais a sobremesas. Pode durar muito tempo, por isso se produzir a mais não tem problema.

Condições de cultivo

Gostam de solos bem drenados, fertilizados, zonas com muito sol e não se lhes deve faltar com a rega nos dias de mais calor.

Pode semear em viveiro agora ou em local definitivo a partir de abril-maio, semeie a mais e depois retire as plantas que estão a mais deixando apenas as mais fortes. Se semear em viveiro deve  transplantar quando as plantas tiverem 4 a 5 folhas definitivas, deixando uma distancia entre linhas de 1-1,5 m e entre plantas de 1 m.

A colheita deverá ser feita quando o pedúnculo da abóbora ficar amarelo. Para endurecer a casca devem ser deixadas ao sol durante pelo menos 10 dias. As flores da abóbora são comestíveis e deliciosas panadas!

Propriedades medicinais e benefícios da abóbora

Rica em nutrientes e baixa em calorias é adequada para uma série de dietas. Rica em vitamina A, C , E e complexo B. É também uma excelente fonte de sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio, também é rica em fibras. O seu consumo é benéfico para os olhos e doenças coronárias, previne o aumento do colesterol.

 

Nos dias 12, 13 e 14 deve semear ou plantar as suas raízes

Funcho

São muitas as raízes comestíveis e com propriedades nutritivas e até medicinais, é o caso do funcho, que pode consumir as folhas, as sementes e a raiz.

Condições de cultivo

Pouco exigente em tipo de solo, gosta de zonas com sol e calor. Regas regulares apenas quando está calor. Pode comer a raiz, as folhas e as sementes.

Propriedades medicinais do funcho

São muitas as propriedades medicinais do funcho: antiespasmódico, antirreumático, antibiótico, expetorante e relaxante muscular entre outras.

Funcho

 

Nos dias 15 e 16 deve semear ou plantar as suas flores

Hortênsias

Há flores indispensáveis na primavera e no verão,  uma delas são as hortênsias. Têm uma floração exuberante e prolongada que enche  qualquer jardim, varanda ou terraço. Há de muitas cores, há umas mais arbustivas e outras mais herbáceas e há trepadeiras. Escolha as que mais gostar.

Condições de cultivo

São plantas acidófilas pelo que necessitam de um substrato ácido e uma fertilização que mantenha este pH do solo, esta fertilização deve ser feita agora na primavera ou no verão. Se as quiser azuis terá de utilizar um adubo azulador (se o terreno não for naturalmente rico em ferro). Gostam de zonas com meia sombra, algumas horas de sol de manhã e sombra à tarde. Em zonas com muito sol tendem a queimar e necessitam de muito mais rega.

Deve podá-las no inverno quando estão caducas para garantir floração na próxima estação e controlar o tamanho.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar