Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 28 de abril a 4 de maio

O calor voltou e com ele a vontade de cultivar para ainda usufruímos dos nossos espaços exteriores antes do verão. Opte por dar alguma cor ao seu espaço, escolha plantas com flores resistentes e pouco exigentes em água e cuidados de manutenção.

No dia 28 segundo o calendário lunar é o melhor dia para semear raízes

 

Rabanete

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina muito rapidamente. Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes. Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário. É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardiovasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

 

Nos dias 29 e 30   pode plantar ou semear flores

Flor de cera

A flor de cera ou chamelaucium é uma planta maravilhosa que se usava muito como flor de corte, mas que cada vez se utiliza mais em jardim. Esta planta arbustiva originária da Austrália, é muito resistente e ornamental, podendo ser utilizada no jardim, em vaso ou em floreira, dependendo da variedade pode atingir tamanhos de 0,5 a 4 m de altura.

A flor-de-cera tem este nome pois o interior da sua flor com um fundo ceroso parece uma vela com um pavio.

Até agora na Europa só eram comercializadas as variedades de flores-de-cera produzidas em Israel, mas desde há três anos começaram a ser comercializadas também as variedades australianas com grande sucesso, pois as cores são mais variadas e exuberantes bem com as flores duram mais tempo na planta. Normalmente, consoante a variedade, o período de floração pode começar em fevereiro e terminar em maio.

Em Itália a produção cresce a cada ano, com mais 20.000 plantas a serem produzidas este ano, chegando a produção total a 70.000 plantas.  As variedades  preferidas em Portugal  My Sweet 16, Moonlight Delight e Sarah’s Delight.

Veja o vídeo: Como plantar uma flor de cera

Condições de cultivo

  • Estas plantas precisam de zonas de sol direto, substratos bem drenados, ácidos e pouco férteis.
  • Dão-se bem no jardim, vaso ou floreira.
  • No primeiro ano, as flores de cera precisam de mais água, pois as raízes estão a desenvolver-se. A partir do segundo ano, uma rega por semana em períodos de maior seca.
  • Muito resistente ao calor, ao frio (até -5ºC) e à geada.
  • Não suportam fertilizante em excesso, mais vale a menos do que a mais. Na primavera e verão pode fertilizar duas vezes por mês. No outono e inverno não deve fertilizar.
  • Regue semanalmente.
  • Deve ser podada a seguir à floração cortando os ramos mais tenros, pois o objetivo é que fique uma planta compacta e cheia. Pode ter de a podar até 5 a 6 vezes até ao final do verão, pois é nessa época que se dá o seu grande crescimento. A poda é muito importante para a forma da planta e para a sua produção de flores no ano seguinte.

 

Nos dias 1, 2,3, e 4 deve semear ou plantar os folhas

Se não cultiva plantas aromáticas todo o ano, está na altura de o começar a fazer. Todas as plantas aromáticas são indispensáveis no seu jardim, varanda ou terraço, o manjericão e a manjerona são das mais fáceis de cultivar, semeie-as já.

Manjericão

 

Aprenda mais sobre manjericão: aqui.

Manjerona

Condições de cultivo do manjericão

Era o símbolo dos apaixonados no tempo dos Romanos, é imprescindível para ter na horta, jardim, em vaso ou em floreira. Pode semear vários tipos de manjericão, o mais vulgar, o limão, o encarnado, o asiático, etc. É uma planta anual por isso convém semear várias vezes ao ano. Necessita de sol direto e calor, não aguenta temperaturas muito baixas. Necessita de solo rico em matéria orgânica. Se não consumir muito vá o aparando para que atrase a flor e dure mais tempo. É um bom repelente de insetos.

Propriedades medicinais e benefícios do manjericão

Para além de ser uma excelente planta condimentar e indispensável para muitos pratos tem muitas propriedades medicinais entre elas: combate o cansaço, as dores de cabeça, o estado febril, é analgésico, antissético e cicatrizante. Pode ser consumido fresco ou seco, para temperar ou em infusão e pode ainda ser usado em cataplasmas para aplicar na pele.

Experimente estas receitas com manjericão: leia aqui.

Condições de cultivo da manjerona

Tem a vantagem de ser uma planta perene, ou seja cujo ciclo de vida é superior a 3 anos. Semeamos ou plantamos uma vez e temos manjerona para muitos anos. Gosta de zonas com sol direto, não é muito exigente em termos de solo desde que seja bem drenado. Pode semear agora em tabuleiros ou em vaso. Convém podar a seguir à floração. Necessita de regas regulares nos períodos de maior calor.

Propriedades medicinais e benefícios da manjerona

Com um aroma mais suave que o manjericão é deliciosa e tem várias propriedades medicinais: antidepressiva, antissética, carminativa (favorece a libertação de gases intestinais) , expetorante, digestiva e tónica ( reforça o sistema imunitário). Pode ser consumida fresca, seca, para temperar ou em infusão.

Descubra mais sobre os benefícios medicinais da manjerona: aqui!

 

Nos dias 1,2,3 e 4  combata pragas, doenças e plantas infestantes

Afídios ou pulgões

Nestas altura do ano em que as temperaturas começam a aumentar e ainda há muita humidade, reúnem-se as condições ideais para as pragas atacarem, entramos na época do pulgão, cochonilha e outros. Para combater pragas desagradáveis como os afídios ou pulgões pode usar chorume de urtiga. Deixe urtigas de molho em água durante algum tempo ou comprar o produto já feito e aplicá-lo diluindo consoante a indicação da embalagem e pulverizando as plantas. Aplique também nas plantas que têm oídio e míldio bem. Pode também ser usado como preventivo destas pragas e fungos.

Chorume de urtigas

Veja o vídeo: Como combater pragas e doenças das suas plantas

 

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

 

Poderá Também Gostar