Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 13 a 19 de outubro

Mais uma semana de outono com temperaturas altas, mas já com alguma chuva em quase todo o país. Boas condições para avançar com as suas sementeiras e plantações de outono.

Aproveite antes que comecem as chuvas mais a sério para preparar a sua horta, jardim ou terraço para o inverno.

Os dias 13 e 14 são os ideais para plantar ou semear folhas

Canónigos

Esta é a época certa para fazer uma série de sementeiras para as suas saladas de inverno, os canónigos ou alface-de-cordeiro são deliciosos, versáteis e muito fáceis de cultivar até em vaso ou floreira. São uma opção maravilhosa para as saladas, sopas, sanduíches, etc.

Condições de cultivo

Não é uma planta exigente em termos de solo, mas prefere os mais frescos e com pouca argila. Apenas não gosta de muito calor. Deve semear em linha em local definitivo, ou semear a lanço aproveitando o espaço disponível entre outras culturas, como por exemplo o alho-francês e as couves que são mais altas.

Semeie com linhas distanciadas de 20-25 cm entre si. Pode colocar palha por cima para conservar a humidade, esta é um mulch muito eficaz pois protege o solo das diferenças de temperatura (do calor e frio excessivos), das chuvas fortes ( amortecendo a queda das gotas).

Propriedades medicinais e benefícios dos canónigos

Muito ricos em vitamina C e ácido fólico, são revitalizante do organismo em geral, combatem também a fadiga. Diurética, laxante e refrescante

Os dias 15 e 16 são os ideais para semear e plantar frutos

Anona

A anona-comum (Annona cherimola) é uma espécie originária da América do Sul, mais concretamente das zonas andinas do Equador, Bolívia e Peru que tem sido cada vez mais cultivada e apreciada em todo o mundo, é bastante rústica em Portugal.

Normalmente é de folha caduca, mas nas zonas mais quentes do país como sejam o Algarve, a Madeira e os Açores pode não perder as folhas. É amplamente cultivada nas ilhas portuguesas.

Condições de cultivo

Zonas mais quentes e abrigadas, de preferência viradas a Sul. Abrigada dos ventos e recebendo sol pleno a anoneira irá desenvolver-se de forma esplêndida, sendo necessário podá-la para controlar o seu crescimento, para além de estimular a floração.

A melhor altura para plantá-la é no outono, inverno e início da primavera. Germina muito facilmente, mas é preferível comprarmos plantas enxertadas ou reproduzi-las através de estacas.

Como é uma árvore que pode crescer bastante deve ser podada para controlar o seu crescimento. Esta deve ser efetuada nos meses de Inverno.

A adubação deve ser feita na primavera.

Propriedades e benefícios da anona

Rica em nutrientes ajuda a ter uma alimentação saudável. É uma fruta rica em vitaminas C e B6 que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios e que possui igualmente minerais como o cobre, o fósforo, o potássio e o magnésio.

Os dias 17, 18 e 19 são os ideais para cultivar raízes

Nabos

Nesta semana de outono são muitos os dias em que preferencialmente deverá semear as suas plantas de raiz, pode aproveitar e fazer muitas outras sementeiras.

Os nabos são de plantas cuja parte comestível é a raiz e que são absolutamente indispensáveis em qualquer horta tradicional ou urbana. São hortícolas muito versáteis para utilizar em grande parte dos pratos culinários.

Um legume que pode cultivar ao longo de todo o ano e que é indispensável na horta. É muito rápido o seu desenvolvimento pois tem um período vegetativo de dois meses.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente.

Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra.

Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar