Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de março

Na semana em que a primavera começa, é uma boa altura para começar a cultivar algumas hortícolas, aromáticas e flores para alegrar e perfumar a sua primavera. As flores com aromas fortes e doces, são sinónimo de calor, verão e primavera! Invista em algumas e irá ver que  o seu jardim, varanda ou terraço irá ganhar outra dimensão. Ter cores, sabores e aromas no jardim pode ser uma realidade já nesta primavera, basta deitar mãos à obra.

 

Nos dias 17 e 18 deve semear as plantas de folha

Hortelãs

Hortelã

As hortelãs são indispensáveis em qualquer jardim, varanda, terraço ou mesmo dentro de casa. Deve ter-se em atenção que são um pouco infestantes, logo devem estar em zonas especificas ou em vasos sozinhas. Há uma infinidade de hortelãs, todas elas deliciosas, a hortelã-vulgar, a hortelã-pimenta, hortelã-chocolate, hortelã-laranja, etc. Pode plantá-las todas juntas e vai ter um canto muito aromático e delicioso.

Como cultivar

Podem multiplicar-se por divisão de plantas, por estacas ou por sementeira.

Deve deixar-se um compasso de plantação de 20. 30 cm entre plantas. Não precisa de grandes cuidados de manutenção, devem podar-se para controlar o crescimento. Podem conservar-se as folhas secas ou congeladas.

Propriedades e benefícios da hortelã

As folhas da hortelã, usam-se frescas, congeladas ou secas, para aromatizar, saladas, bebidas, molhos, sobremesas, etc. São conhecidas pelo seu aroma forte e pelas suas excelentes propriedades:

  1. Ajuda na digestão;
  2. Diminui as cólicas menstruais;
  3. Combate as náuseas e as dores de cabeça;
  4. Diminui o congestionamento nasal e as dores de garganta;A
  5. Ajuda a reduzir o cansaço;
  6. Contribui para a perda de peso.

 

Nos dias 19, 20 deve semear ou plantar os seus frutos

Framboesas

Framboesas

Cada vez são mais as pessoas que consomem frutos vermelhos, deliciosos e muito saudáveis, são uma excelente opção para cultivar no seu jardim, horta, varanda ou terraço. Há cada vem uma maior variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias:

  • Remontantes

Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação (dão menos quantidade de fruto mas durante muito mais tempo).

  • Não remontantes

Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto.

O ideal é ter das duas qualidades, para garantir quantidade ao longo de mais tempo.

Condições de cultivo

As framboesas gostam de zonas com muito sol, solos bem drenados, soltos e com ph 5,5-6,5. Se plantar em vaso ou floreira utilize substrato para específico para frutos vermelhos. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança.

Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si. Pode plantar em vaso, que deve ter pelo menos 40 cm de profundidade para garantir um bom desenvolvimento da raiz.

Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos.

Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades medicinais e benefícios da framboesa

  1. Um poderoso antioxidante natural, preventivo de uma série de tipos de cancro.
  2. Fortalece o sistema imunitário.
  3. Atenua as hemorragias, pode ajudar a diminuir o fluxo menstrual.
  4. Alivia as náuseas.
  5. Pode promover a produção de leite materno.

 

Nos dias 21, 22 e  23 deve semear ou plantar as suas raízes

Beterraba

Beterraba

 

A beterraba é indispensável para as saladas de verão, bebidas e acompanhamentos. Embora existam muitos tipos e de várias cores, laranja, roxa, etc a que cultivamos normalmente é a beterraba olerácea encarnada. É uma hortícola muito fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Pode fazer a sementeira em tabuleiros e depois quando as plantas estão com 5 cm de altura, fazer o transplante para local definitivo. Cuidado para não danificar as raízes.

Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC e solos profundos e bem drenados. Atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5 e regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira. Não se esqueça de não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Tem um sabor adocicado com travo a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são utilizados para desintoxicar e purificar o organismo e para dietas de emagrecimento.

  1. É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides.
  2. Rica em minerais como: o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro.
  3. É uma fonte natural de vitamina A,B e C.
  4. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue.
  5. Fortalece o sistema imunitário.
  6. Estimula a produção de glóbulos vermelhos.
  7. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.
  8. Diminui o risco de doenças cardiovasculares.
  9. Previne problemas de fígado e baço.
  10. Estimula o crescimento do cabelo.

 

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube

Poderá Também Gostar