Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 20 e 26 de dezembro

Nesta semana de Natal em que teremos de ficar mais por casa, podemos aproveitar para fazer algumas tarefas de jardinagem, podar as plantas de folha caduca e fazer novas plantações e sementeiras para a próxima estação.

No dia 20 pode semear ou plantar flores

Camélias

Neste inicio de inverno também há muitas plantas com flores bonitas, plante algumas no seu jardim, varanda ou terraço para garantir florações até ao final do inverno e inicio da primavera.

Há plantas que são por excelência as rainhas do inverno, as camélias são algumas delas. As camélias ou japoneiras como são conhecidas Norte, começam a estar em flor um pouco por todo o pais, com especial relevo no norte, centro e Açores. É impossível ficar indiferente aos tapetes que formam com a caída das suas pétalas de várias cores e tons. 

Condições de cultivo

As camélias são flores mágicas que gostam de zonas com sol, solos profundos, ricos em matéria orgânica e pH ligeiramente ácido, suscitam grandes paixões e muitos colecionadores pelo mundo todo.

Como plantar

Pode plantá-las em vaso desde que tenha o cuidado de utilizar substrato para plantas acidófilas e garantir uma fertilização anual. Não se esqueça que devem ser podadas quando terminar a floração.

Os dias 21, 22, 23 e 24 são os ideais para plantar e semear folhas

Stevia

Cada vez mais procurada pelas suas propriedades adoçantes e medicinais, a stevia é fácil de cultivar no jardim ou em vaso.

Condições de cultivo

Cultiva-se muito facilmente em casa, na varanda ou no terraço, é uma planta arbustiva que pode atingir 40-120 cm de altura. Gosta de solos húmidos, bem drenados e com muita matéria orgânica, necessita de um pH 5-7.

Utilização

Pode usar as folhas diretamente para doçar, adoçam mais 20 a 150 vezes do que o açúcar. Pode secar no forno a 70 graus e triturar e usar.

Propriedades

Para além da capacidade adoçante a stevia tem uma série de propriedades medicinais, é excelente para diabéticos pois dificulta a ingestão de açúcar durante o processo de digestão, também é indicado para quem quer perder peso.

A infusão das suas folhas (frescas ou secas) ajuda a baixar a tensão arterial, facilita a digestão, sacia e diminui a necessidade de tabaco, álcool e hidratos de carbono. É também um tónico desintoxicante para o organismo. É também ligeiramente calmante e diurética.

Os dias 25 e 26 são os ideais para plantar e semear frutos

Limoeiro

Nesta época do ano pode aproveitar para plantar grande parte das suas árvores de fruto, os limoeiros são umas delas, indispensável em tudo, o limão tem 1001 utilidades.

Condições de cultivo

Consegue ter um pequeno limoeiro plantado na varanda ou no terraço, nunca vai ter as produções que teria um limoeiro no pomar ou jardim, mas já ajuda a ter limões sempre à mão. No jardim é fácil de cultivar, desde que tenha espaço e muitas horas de sol direto. Gosta de um substrato rico em matéria orgânica e deve ser fertilizado anualmente para garantir boas frutificações.

Utilização

Muito versátil para todo o tipo de sumos, temperos, molhos, sobremesas, etc. Também muito útil para limpar e desinfetar.

Propriedades medicinais e benefícios do limão

Um poderoso Antioxidante, graças à sua riqueza em vitamina C, é também um desintoxicante do organismo. Combate constipações, gripes e dores de garganta. Indispensável na infusão de gengibre e mel.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar