Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 de fevereiro

Depois de dias de chuva intensa, vem ai uma semana de sol que vai ser muito útil para adiantar os trabalhos de jardinagem e horticultura. São muitas as tarefas de sementeira e plantação que pode adiantar já.

No dia 21 plante e semeie raízes

Beterraba

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, normalmente é encarnada, no entanto há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o pH 6-7,5, regas regulares sem encharcar.

Como semear

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, cuidado no transplante para não danificar as raízes. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 cm e entre plantas 5-10 cm. 

Colheita

A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas. 

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

É tubérculo adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais. Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A, B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro. 

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Dica

Atenção a quem tenha problemas de pedras nos rins, não deve consumir beterraba em excesso pois é rica em oxalato que pode agravar este quadro clínico.

Receita de sumo de beterraba

Detox natural

1 beterraba

1 cenoura

1 laranja

Água

Misturar tudo no liquidificador e ir bebendo ao longo do dia ou em jejum.

Purifica, desintoxica e contribui para uma pele brilhante.

Nos dias 22, 23 e 24 plante e semeie flores e arbustos

Roseiras

As roseiras são das plantas mais amadas pelos amantes de jardins e de jardinagem, há que faça coleções e quem seja obcecado por ter sempre mais uma variedade, cor ou aroma. São plantas fascinantes, resistentes e que grande parte delas têm ainda a grande vantagem de ser muito perfumadas

Condições de cultivo

São plantas de folha caduca que gostam de muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), pouco vento, um solo com pH 6,5-7, bem drenado e rico em matéria orgânica. 

Como plantar

Pode optar por comprar roseiras de raiz nua (no inverno) que são mais baratas, há muitas variedades e pegam muito facilmente, atenção que se devem plantar até ao final do inverno e em zonas onde ainda faça frio. Caso contrário opte por comprar as roseiras em vaso e plantá-las agora ou durante a primavera.

Se forem roseiras mais pequenas (até 40-50 cm) plante-as com 30 cm de distancia entre elas, se forem maiores (até 1 m) deixe uma distância de 60 cm entre plantas e se forem trepadeiras deixe 1 m de distância. Pode plantá-las em vaso utilizando um substrato adequado a roseiras ou a plantas com flor, se o fizer só precisa de voltar a fertilizar (com adubo especial para roseiras), seis meses depois. Faça uma cova de plantação de 40 cm de largura e profundidade e coloque no fundo da cova composto se tiver ou húmus de minhoca. 

Propriedades medicinais e benefícios das rosas

A infusão de pétalas de rosa pode ser usada para limpar a pele (a famosa água de rosas) ou pode ser bebida quente ou fria sendo calmante, laxante, anti-inflamatória e depurativa.

O dia 25 é o mais indicado para semear as suas folhas

Acelgas

As acelgas são de facto hortícolas deliciosas e muito fáceis de cultivar, têm ainda a vantagem de ser muito ornamentais e com os seu caules coloridos que variam em tons de cor de laranja, cor-de-rosa, encarnado, amarelo e branco. Podem semear-se em vaso desde que este tenha uma profundidade de mais de 40 cm. Comem-se as folhas e os caules e fazem-se sopas e salteados divinais com estas plantas de sabor intenso e ligeiramente picante.

Condições de cultivo 

Gosta de zonas com meia sombra, mas com algumas horas de sol direto por dia.

Como semear

Pode semear em tabuleiros e transplantar mais tarde ou pode semear em local definitivo a partir de agora. Se estiver a plantar deixe uma distancia entre plantas de 20-25 cm e entre linhas de 25-30 cm. 

Manutenção e colheita

Nos meses mais quentes deve regar sem encharcar mas se as temperaturas forem muito altas a planta tende a espigar e produz menos folhas. Pode ir colhendo folha a folha à medida das suas necessidades mas sem deixar espigar.

Propriedades e benefícios das acelgas

São ricas em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e zinco. Também muito ricas em vitaminas do complexo B como a B6 e B7, vitamina C e K, ricas em antioxidantes como os carotenoides. A sua ingestão promove a saúde do coração, dos ossos, e do sistema digestivo em geral.

Os dias 26 e 27 são os mais indicados para semear as suas folhas

Pimentos

Há uma grande variedade de pimentos que pode cultivar na sua horta, jardim ou mesmo na varanda ou no terraço. São fáceis de cultivar e acabam por também ser uma planta ornamental, pois os seus frutos são muito bonitos e pode ser de várias cores: encarnados, verdes, amarelos ou cor de laranja.

Condições de cultivo

São plantas que para frutificarem em boas condições precisam de muitas horas de sol direto por dia. São fáceis de cultivar em vaso, na varanda ou terraço desde que utilizemos um substrato adequado a hortícolas.

Como semear

Deve começar a fazer as sementeiras agora em tabuleiros e transplante-os para local definitivo na primavera quando já tiverem 4 a 5 folhas definitivas. Deve deixar uma distância entre linhas de 50-60 cm e entre plantas de 40-50 cm.  

Manutenção e colheita

Deve fazer uma adubação de fundo quando da plantação e adubações regulares, de preferência com adubos orgânicos, durante o período de floração e frutificação.

A colheita é feita quando os pimentos já estão maduros (2,5 a 3 meses depois da sementeira).

Propriedades e benefícios do pimento

É uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e antioxidantes. O pimento é muito rico em capsaicina, substancia presente nas pimentas (plantas do género Capsicum) que são capazes de estimular a produção de hormonas como a adrenalina o que aumenta o metabolismo. O pimento tem ainda muitas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e é também um estimulante da circulação sanguínea.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar