Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 15 a 21 de setembro

Este ano parece que o verão resolver chegar quase no outono. Atenção às regas da sementeiras, não aguentam falta de água.

Está na altura de começarem a fazer as limpezas de final de verão, podas de limpeza, fertilizações e algumas plantações e sementeiras de outono.

Os dias 15, 16 e 17 são ideais para semear e plantar folhas

Ruibarbo

Há plantas que fazem com que no inverno a sua horta esteja mais bonita, pois para além de manterem a folhagem, têm uma folhagem muito ornamental. O ruibarbo é uma dessas plantas que pode e deve semear ou plantar já.

Uma planta muito antiga e com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. Pode semear agora em tabuleiro.

Se plantar deve deixar 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É um estimulante do funcionamento do sistema digestivo. Muito usado em tartes, doces, compotas, sobremesas, e também em molhos e vinagretes.

Os dias 18 e 19 são ideais para semear e plantar frutos

Uma árvore de fruto é indispensável em qualquer jardim e mesmo no terraço se tiver espaço. A suas romãzeira é uma excelente opção, quer no jardim, quer em vaso para a varanda ou terraço.

As romãs são um dos frutos mais típico do outono, a romãzeira é uma árvore de muito bonita e de pequena dimensão, que por isso se adapta a todo o tipo de jardins e também a vasos.

Esta pequena árvore tem a grande vantagem de estar em flor na primavera e também no verão, inundando tudo com as suas flores cor de laranja.

Como cultivar

Quando a plantar no jardim, tenha o cuidado de fazer uma cova de 1 m por 1 m, ou num vaso com pelo menos 40 cm de altura e 50 cm de diâmetro, utilize um substrato para plantas hortícolas, mas deve fertilizá-la com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico.

Propriedades medicinais e benefícios da romã

Fruta muito rica em vitamina C, proteína, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras. Tem uma excelente ação antioxidante e anti-inflamatória.

Os dias 20 e 21  são os ideais para semear e plantar raízes

Alho-francês

O alho-francês, é uma hortícola fácil de cultivar, indispensável na horta e muito versátil na culinária, podendo ser usada para muitos pratos e cozinhado de muitas formas.

Pode semear-se tanto agora, final do verão como durante o inverno para que tenha a produção escalonada ao longo do ano. O ideal é semear em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Condições de cultivo

É uma planta que se adapta a qualquer tipo de clima, embora tenha preferência e se desenvolva mais em zonas com temperaturas amenas e com alguma humidade no ar.

Se quer o alho-francês mais branco deve fazer a amontoa, caso contrário ficará mais verde.

É assim uma cultura bastante resistente às baixas temperaturas, aguentando facilmente temperaturas negativas, daí ser uma cultura de outono e inverno. Semeie em tabuleiro e transplante quando tem cerca de 10-15 cm. Nessa altura deve cortar 1/3 do comprimento das raízes e das folhas , enterre cerca de 4 a 5 cm do alho.

Deixe pelo menos 10-15 cm entre plantas, para que estas se desenvolvam em boas condições. Deve dar atenção especial às regas pois é uma planta que necessita de humidade constante.

Pode fertilizar com chorume de urtigas ou de consolda ou com composto.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

Muito usado em dietas de emagrecimento pois é muito pouco calórico, apenas 61 kcal por 100 g. Rico em vitaminas A e C e em minerais como o potássio, cálcio, e fósforo.

É também uma fonte natural da ácido fólico. Contribui para a prevenção dos acidentes cardio-vasculares bem como para a saúde do cérebro.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar