Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 de fevereiro a 2 de março

Esta é uma semana de inverno mas já com temperaturas de primavera, uma excelente semana para fazer sementeiras e plantações de uma série de hortícolas e flores. Pode semear pimento, tomate, curgete e uma série de flores anuais como a borragem, calêndulas, etc para dar cor e aroma ao seu jardim. Também pode aproveitar para transplantar para local definitivo as plantas que já estejam com dimensão suficiente.

No dia 24 plante e semeie raízes

Os rabanetes são indispensáveis em qualquer horta, e muito fáceis de cultivar em vaso ou floreira.  É talvez a hortícola mais fácil e mais rápida de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um.

Como cultivar

Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, ph acima de 5,5. Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando. Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

Propriedades e benefícios do rabanete

Entre muitas outras coisas o rabanete é muito rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro. Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

 

O dia 25 é o ideal para semear e plantar flores

Esta é uma das flores absolutamente indispensáveis na horta pois atrai os insetos polinizadores, para além de ser muito bonita com as suas flores azuis.

Como cultivar

É muito fácil de cultivar e exige pouco cuidados de manutenção. Esta é uma planta anual deve ser semeada agora em local definitivo (desde que não seja uma zona muito fria e sujeita a geadas). Deve deixar uma distancia de 20 a 30 cm entre plantas, dá-se bem em todo o tipo de solos de preferência leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessita de uma boa exposição solar para florir abundantemente, a sua floração azul exuberante atrai muitos insetos e prolonga-se de junho a setembro. Germina em 7 a 10 dias e é muito resistente a pragas e doenças. As suas flores são comestíveis e ficam lindas nas saladas

Propriedades medicinais e benefícios da borragem

O óleo extraído da borragem é indicado para problemas cutâneos, tanta na aplicação na pele como para ingestão.

Também se pode fazer uma infusão das flores e folhas (que deve ser bem coada pois as folhas têm pelos). Atenção que a planta contém alcaloides que em grande quantidade podem provocar danos no fígado, as pessoas com problemas hepáticos devem evitar a ingestão desta planta.

Infusão de borragem

1 litro de água
20 gramas de folhas de borragem/25 gramas de flores secas de borragem
Ferver as folhas ou flores em um litro de água por 10 minutos.

Repousar durante 5 minutos e coar.

Nos dias 26 e 27 deve semear as suas folhas

 

O agrião é uma planta deliciosa e fácil de cultivar, graças ao seu sabor picante é muito usada em saladas, sanduíches e entradas, confere de facto um sabor diferente às saladas, também é excelente a sopa de agrião, a sua utilização em sumos verdes e smoothies também é cada vez maior, uma vez que o agrião tem muitas propriedades diuréticas e é um estimulante do metabolismo.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas. Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação, deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Nos dias 28 de fevereiro e nos dias 1 e 2 de março deve semear os seus frutos

Há uma grande variedade de pimentos que pode cultivar na sua horta, jardim ou mesmo na varanda ou no terraço. São fáceis de cultivar e acabam por também ser uma planta ornamental, pois os seus frutos são muito bonitos e pode ser de várias cores: encarnados, verdes, amarelos ou cor de laranja.

Como cultivar

Deve começar a fazer as sementeiras agora em tabuleiros e transplante-os para local definitivo na primavera quando já tiverem 4 a 5 folhas definitivas. Deve deixar uma distância entre linhas de 50-60 cm e entre plantas de 40-50 cm.  A colheita é feita quando os pimentos já estão maduros (2,5 a 3 meses depois da sementeira).

Propriedades e benefícios do pimento

É uma excelente fonte de vitaminas, sais minerais e antioxidantes. O pimento é muito rico em capsaicina, substancia presente nas pimentas ( plantas do género capsicum) que são capazes de estimular a produção de hormonas como a adrenalina o que aumenta o metabolismo. O pimento tem ainda muitas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e é também um estimulante da circulação sanguínea.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Fotos: Pixabay

Poderá Também Gostar