Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 13 de junho

Uma semana cheia de feriados por todo o pais e em especial na região de Lisboa.

Por isso, se não vai para fora aproveite para jardinar, ou se vai para fora para uma casa de férias aproveite para dar uma renovação ao seu jardim, para que neste verão que se aproxima a passos largos possa usufruir em pleno do seu espaço verde.

As temperaturas vão estar amenas o que é ideal para jardinar e cultivar.

Nos dias 7 e 8 pode semear ou plantar as suas fruteiras 

Mirtilos – Vaccinium myrtillus

tarefas

Os mirtilos são plantas relativamente fáceis de cultivar em grande parte do país, só não aguentam geadas prolongadas e tardias e excesso de calor no verão.

Como demoram cerca de 3 a 4 anos a frutificar se os propagarmos por estaca ou semente o ideal se quer ter mirtilos rapidamente é comprar o arbusto já formado.

Condições de cultivo

São plantas exigentes em termos de substrato pois necessitam de um com o pH ácido (4,5-5) com uma excelente drenagem e rico em matéria orgânica.

Por isso deve usar sempre um substrato adequada a este tipo de frutos, assim a garantia de sucesso é muito maior.

Pode cultivar diretamente no terreno e pode adicionar este substrato para fazer os camalhões (pois é desta forma que deve cultivar os seus mirtilos) , um camalhão agrícola é uma porção de terreno elevada entre dois sulcos) desta forma vai ter um solo sempre bem drenado e arejado.

Os mirtilos necessitam de 700 horas de temperaturas abaixo dos 10 graus quando do período de dormência.

Cultivar em vaso

Se cultivar em vaso, deve escolher um vaso bem drenado, de preferência de barro pois não aquece tanto no verão e as raízes dos mirtilos não aguentam muito calor e deixam de crescer acima dos 22 graus.

Também por essa razão devemos colocar uma camada de casca de pinheiro por cima, quer cultivemos no solo, quer cultivemos em vaso, pois conserva a humidade, evita o crescimento de infestantes e evita o aquecimento excessivo.

Para que o sistema radicular se desenvolva em boas condições devemos escolher um vaso com pelo menos 40-50 cm de altura.

Para que exista polinização cruzada deve ter pelo menos duas plantas e pode ter de variedades diferentes ou da mesma variedade.

Cuidados de manutenção

É necessário fazer uma monda para evitar a competição de outras plantas, uma vez que são plantas de baixo porte com raízes pouco profundas.

poda estimula a floração e aumenta a produção de bagas. A rega é importante e deve ser aplicada com sistema gota a gota, visto que as raízes são superficiais.

A fertilização deve ser feita no final do inverno, tendo em conta que uma fertilização excessiva pode danificar a planta e comprometer a colheita.

Propriedades e benefícios dos mirtilos

Frutos muito rico em antioxidantes, vitaminas e fibras, melhora a saúde cardiovascular e protege o fígado.

Nos dias 16 e 17 plante e semeie raízes

Rabanete

Este é um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina muito rapidamente.

Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Fácil de cultivar em vaso ou floreira.

Como semear

Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes.

Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira.

Em quatro a seis semanas terá os seus rabanetes prontos a colher e comer.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário.

É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais. 

Nos dias 11 e 12 pode semear ou plantar os seus arbustos, trepadeiras ou flores 

Jasmim polyanthum ou jasmim-dos-poetas

Jasmim-dos-poetas

Os jasmins são plantas muito usadas nos  jardins em Portugal, pois são plantas trepadeiras muito resistentes, com floração exuberante e um aroma maravilhoso, podem estar em flor desde o inicio da primavera até ao final do verão.

Estas variedades de trepadeiras necessitam de suporte para se agarrarem e assim cumprirem a sua função.

São indicadas para cobrir treliças, redes, pérgulas ou muros, desde que devidamente encaminhados por arames. Estas plantas são também facilmente mantidas em vasos ou floreiras. 

Condições de cultivo

São plantas pouco exigentes quanto ao tipo de solo e localização. Dão-se bem quase em todo o lado.

Conseguem sobreviver em solos mais pobres mas desenvolvem-se melhor e ficam mais bonitos em floridos em solos mais férteis.

Se estiverem em zonas muito sombrias a sua floração será mais escassa e menos prolongada.

Cuidados de manutenção

O jasmim tem de ser controlado com uma poda logo a seguir à floração dado que é uma planta vigorosa.

Se podar um jasmim no inverno irá prejudicar a produção de flores do ano seguinte.

Não sendo muito atreitos a pragas e doenças deve estar atento à presença de cochonilhas durante o verão e aplicar inseticida ao primeiro sinal.

Deve ser fertilizado no final do inverno, na primavera e no verão.

Necessita regas regulares nos períodos de maior calor.

No dia 13 pode semear e plantar as suas folhas

Couves

As couves são um clássico nas hortas de quintal em Portugal e de facto  são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral.

São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína, não esquecendo os brócolos e a couve-flor.

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor. 

Como semear

Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las.

São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura. Favorecem a saúde dos ossos e do coração.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar