Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 a 30 de novembro

Uma semana em que finalmente a chuva veio para ficar, o que embora nos possa atrasar algumas tarefas é benéfico para a agricultura, para as plantas em geral e para os jardins.

A seca estava a fazer-se sentir e ainda bem que a chuva chegou. Vá adiantando as suas sementeiras e fazendo as tarefas que não impliquem mexer muito no solo, pois este começa a estar encharcado.

O dia 24 é ótimo para plantar ou semear as suas raízes

Beterraba

beterraba

A beterraba é uma hortícola essencial na horta e que também pode cultivar em vaso ou floreira desde que tenha profundidade suficiente.

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, a mais comum é encarnada mas existem variedades amarelas, brancas e alaranjadas, todas elas deliciosas.

Condições de cultivo

A beterraba é simples de cultivar e pode ser feita a sementeira em tabuleiros e depois transplantadas quando as plantas estão com 5 cm de altura, na altura do transplante, deve ter muito  cuidado para não danificar as raízes.

Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 cm entre si, e 5-10 cm entre plantas. Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados.

Atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o pH deve ser 6-7,5 e gostam de regas regulares, sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira. Não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades e benefícios da beterraba

É um tubérculo com um sabor muito especial e original, adocicado com sabor a terra (que é atenuado quando assada), tem muitas propriedades nutritivas e medicinais.

Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É também uma fonte natural de vitamina A, B e C.

Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

No dia 25 plante ou semeie as suas flores

Nesta época do ano há flores que não podem faltar no seu jardim, varanda ou terraço, as prímulas, são elas: os amores-perfeitos e os ciclâmenes, não há flores mais bonitas e que tenham mais variedades de cor do que estas.

Algumas variedades de amores-perfeitos têm ainda a vantagem de ser muito aromáticos (cheiram a ervilhas-de-cheiro), as pétalas são comestíveis e os romanos acreditavam que o elixir do amor era extraído das suas pétalas, daí a origem deste nome tão romântico.

As prímulas e os amores-perfeitos gostam de sol; os ciclâmenes, de meia sombra.

Todas estas plantas gostam de regas regulares, regue-as sempre  que o substrato está seco.

Prímulas. Foto: Elaine Louise on Flickr

Os dias 26, 27 e 28 são os ideais para semear ou plantar as suas folhas

Agrião

saladas

Nesta época mais fria do ano não há muitas sementeiras a fazer, o agrião é algo que pode semear já e que germina rapidamente, sendo uma planta que ainda vai consumir no inverno.

O seu sabor picante é excelente para saladas, sandwiches, etc.

Condições de cultivo

O agrião d’água, como seu nome indica, é uma planta semiaquática, e pode ser plantado em valas inundadas, terrenos encharcados, tanques, vasos e outros recipientes.

A altura ideal da camada de água sobre o solo é de cerca de 2 a 5 cm, mas pode ser cultivado com maiores lâminas de água.

Terrenos argilosos bem húmidos também podem ser utilizados para o cultivo, mas o solo deve ser fértil pois a planta cresce melhor quando o pH é neutro ou levemente alcalino.

A plantação em vasos é muito fácil, colocando-se o vaso com terra em um recipiente mais largo contendo água fresca. Gosta de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto e temperaturas amenas.

Propriedades e benefícios do agrião

A sopa de agrião é deliciosa e muito saudável, até porque esta planta é muito rica em vitamina A, o que a torna um aliado da pele e dos olhos, fortalece o sistema imunitário e previne doenças cardíacas. Combate doenças respiratórias e tem propriedades expectorantes e descongestionantes.

Nos dias 29 e 30 plante ou semeie os seus frutos

Figueira

Figueira

A figueira é das árvores de fruto mais rústicas e que melhor se adaptam ao clima de Portugal, principalmente nas zonas mais quentes e secas.

Condições de cultivo

Para que a figueira cresça e frutifique em boas condições deve fazer-se uma boa cova de plantação muito bem drenada, pode até colocar-se  no fundo uma camada de pedras, brita ou argila expandida.

Desta forma melhora-se a drenagem e evitam-se doenças que podem surgir na raiz por causa do excesso de água e que podem conduzir à morte das árvores.

São árvores auto férteis, pelo que basta uma só árvore para frutificar. Conseguem cultivar-se em vaso com alguma facilidade desde que este seja muito bem drenado.

Manutenção

É benéfico podar as figueiras para controlar o crescimento vegetativo e para aumentar a produção de figos.

Devem ser fertilizadas pelo menos uma vez por ano, na primavera com estrume bem curtido, composto ou um bom fertilizante orgânico. Devem ser regadas nos meses mais quentes.

Normalmente há figos que nascem no inicio do verão, os chamados figos lampos e figos que nascem no final do verão, os figos vindimos. Algumas figueiras podem frutificar duas vezes.

As figueiras necessitam de pelo menos 5 a 6 horas de sol direto e são sensíveis à geada. É uma árvore resistente a pragas e doenças.

A colheita dos frutos deve ser feita com cuidado pois são frutos muito sensíveis e que se danificam com facilidade.

Propriedades e benefícios dos figos

Ricos em potássio, ferro, cálcio e fibras. Ajudam a regular a tensão arterial, reduzem o risco de doença cardiovascular. São antioxidantes, retardam o envelhecimento da pele e regulam o funcionamento do intestino.

De dia 24 a 29, combata pragas e elimine infestantes

Com as chuvas e a humidade, muitas são as sementes de infestantes que começaram a germinar, para que não façam muita concorrência às suas plantas, é importante removê-las, sachar, mondar e deixar o terreno limpo, são tarefas fundamentais para o sucesso das suas plantações.

As podas de limpeza também ajudam muito na diminuição do aparecimento de pragas que muitas vezes se alimentam de flores e folhas velhas.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar