Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de janeiro

Comece a primeira semana do ano com as mãos na terra, semeie, plante, pode e faça os tratamentos necessários nesta estação e prepare já as suas culturas de primavera.

Nos dias 3 a 4 plante e semeie frutos

Framboesas

Framboesas

As framboesas são frutos deliciosos, saudáveis e fáceis de cultivar até em vaso. Há uma grande variedade de framboesas no mercado mas na hora de escolher tenha atenção que há duas categorias:

Remontantes

Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação ( dão menos fruto mais tempo)

Não remontantes

Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto. O ideal é ter das duas qualidades.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol para frutificarem em boas condições. Preferem solos fofos e com ph 5,5-6,5. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança para ter mais garantias em termos de produção.

Como plantar e manter

Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si. Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos.

Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades medicinais e benefícios da framboesa

Um poderoso antioxidante natural, preventivo de uma série de tipos de cancro. Fortalece o sistema imunitário. Atenua as hemorragias, pode ajudar a diminuir o fluxo menstrual. Alivia as náuseas e pode promover a produção de leite materno.

Nos dias 5, 6 e 7 de janeiro pode e deve semear as suas raízes

Nabo

Nabos

Os nabos são muito versáteis na alimentação, a parte comestível é a raiz e fácil de cultivar em qualquer horta tradicional ou urbana. São hortícolas muito versáteis para utilizar em grande parte dos pratos culinários.

Este é um legume que pode cultivar ao longo de todo o ano. É muito rápido o seu desenvolvimento pois tem um período vegetativo de cerca de dois meses.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra

Como semear

Pode semear diretamente no local definitivo pois não aguentam bem o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar. 

Antes de semear devemos sempre mobilizar o solo e incorporar matéria orgânica. Depois do solo estar pronto a receber as sementes, misture as sementes num balde com terra e depois faça a sementeira a lanço. Tente espalhar homogeneamente as sementes pelo terreno para garantir uma maior produção. Depois de lançar as sementes ao coloque um pouco de terra por cima destas de forma a que fiquem cobertas.

Depois faça uma boa rega no terreno semeado. Numa fase inicial após a sementeira é fundamental regar frequentemente a terra de forma a manter a solo húmido.

Propriedades e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Nos dias 8 e 9 de janeiro pode e deve semear as suas flores

Calêndula

Jardim de calêndulas

São muitas as flores que pode semear, agora para transplantar na primavera, as calêndulas ou maravilhas são indispensáveis na horta ou no jardim, nos seus vários tons de amarelo e encarnado são garantia de floração na primavera, verão e outono. São ótimas plantas companheiras e auxiliares das suas hortícolas e indispensáveis para criar um ecossistema saudável e diversificado.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com bastante luz e sol direto, mas toleram viver na meia sombra. Gostam de temperaturas altas e não resistem abaixo dos 3ºC nem à geada. Gostam de solos bem drenados, soltos e ricos em matéria orgânica. Devem ser fertilizadas mensalmente no período de floração e regadas na época de maior calor.

Como semear

Pode fazer já a sementeira em tabuleiros ou vasos e transplantar para o local definitivo quando as plantas tiverem 10 cm e/ou 4 ou 5 folhas definitivas. Plante-as com 30 cm de afastamento entre elas.

Estas flores têm a particularidade de abrirem durante o dia e de fecharem durante a noite.

Propriedades medicinais e benefícios da calêndula

São muito apreciadas pelas suas inúmeras propriedades medicinais e pelo facto de serem flores comestíveis que ficam lindas e saborosas nas saladas. 

Têm uma ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antialérgica. 

Pode consumir-se em infusões ou em cataplasmas.

Infusão

1 l de água

duas colheres de sopa de flores de calêndulas

Pode beber até duas chávenas por dia

Ferver a água, colocar sobre as flores, deixar descansar 5 minutos, coar e consumir.

Para além das propriedades anteriores é uma infusão que alivia as dores menstruais

Cataplasma

Amasse flores e folhas e aplique com uma compressa nas zonas de pele afetadas, deixar atuar meia hora.

Nos dias 5, 6 e 7 e janeiro aproveite para fazer as suas colheitas

Aproveite para fazer as colheitas das hortícolas da época, alface, acelgas, alho-francês, aipo, abóbora, beterraba, nabo, cebola e também frutos como laranjas, limões, tangerinas, maças, kiwis e nozes.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar