Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de março

Vamos ter alguns dias de chuva nesta próxima semana, o que é bom pois tem chovido muito pouco. Não se esqueça que é importante regar as sementeiras de final de inverno que se começam agora a fazer! As temperaturas têm estado muito altas para a época e as plantas têm se ressentido desse facto. Por isso, não se pode falhar com a rega.

Nesta semana, aproveite para fazer algumas sementeiras e plantações de bolbos de verão, batatas, acelgas entre outras. Esta é também uma excelente semana para combater as suas infestantes bem como as pragas e doenças que possam existir nas suas plantas.

 

Nos dias 3 e 4 pode e deve semear as plantas de raiz

Batatas

A batata é uma das culturas mais importantes em todo o mudo, e alimenta muitos povos há muitas gerações. Para cultivar batatas tem de ter algum espaço. Há muitas variedades de batata, branca, vermelha, é só escolher!

Como cultivar

Planta-se a batata semente previamente grelada (normalmente em 4-5 semanas se se deixar num local escuro, os grelos crescem facilmente). Nas semanas antes da plantação da batata, deve-se fertilizar o terreno com recurso a composto. Plantam-se a uma profundidade de cerca de 8-10 cm. A distância entre linhas deve ser de 30-40 cm e entre plantas de 20-30 cm.

No inicio da floração da batateira deve fazer-se uma amontoa, para proteger os tubérculos da luz. A colheita deve ser feita duas a três semanas após as folhas começarem a murchar.

Propriedades e benefícios da batata

A batata não é muito calórica, a forma como a cozinhamos é que a transforma num alimento calórico (nomeadamente quando se frita). Não se esqueça que 100 g de batata tem cerca de 6 kcal. É muito rica em vitaminas do complexo B e C, sais minerais essenciais como o fósforo, ferro, potássio e cálcio. Também é rica em vitamina K.

Nos dias 3 e 4 aproveite e faça as suas colheitas

Grande parte das culturas que produz na sua horta pode ir colhendo ao longo de um período que, consoante o tipo de planta, se pode estender de 1 a 3 meses. Falamos de plantas que se colhem as folhas como: espinafres, couves, brócolos, alfaces, rúcula, etc. E plantas que se colhem os frutos como: ervilhas, favas, tomates, morangos, beringelas, pepinos, pimentos, etc.

No caso das plantas que se come a parte subterrânea (quer sejam raízes, caules, etc) como a cebola, o alho, as batatas , etc são colhidas de uma vez e normalmente são armazenadas por alguns meses. No caso da cebola e dos alhos deixam-se a secar algum tempo.

Colha tudo aquilo que já estiver em condições de ser consumido, pode até aproveitar e colher algumas plantas quando ainda estão pequenas, pois aí são muito mais tenras e saborosas, é o caso dos nabos, rabanetes, ervilhas, alho-francês, etc.

 

Nos dias 5 e 6 deve semear ou plantar as suas flores

 

Dálias

 

São muitas as plantas que vão florir na primavera e no verão mas as dálias são absolutamente essenciais, a minha avó todos os anos plantava dálias de todas as cores e tamanhos e era uma imensa alegria quando começavam a florir. Este ano também já plantei algumas e vou aguardar ansiosamente para que dêem flor.  Existem dálias de todas as cores e tamanhos, que variam entre os 40-90 cm, no caso das mais altas devem usar-se tutores de bambu ou similares, para evitar que os caules se partam.

 

Como cultivar

Não são muito exigentes em termos de solo, mas preferem os bem drenados, ricos em matéria orgânica e com um pH entre 6,5-7. Precisam de muita luz e pelo menos 3 a 4 horas de sol direto por dia. Devem ser protegidas dos ventos, pois os seus caules são frágeis e partem com alguma facilidade. Não toleram muito frio e muito menos geadas. Pode semear ou plantar sendo que se plantar a raiz tuberosa (o que eu fiz esta semana) a germinação será mais rápida. Pode juntar composto, húmus de minhoca e (ou) fertilizante orgânico quando da plantação e pode fertilizar daqui a 2 ou 3 meses novamente.  Quando plantar deve deixar um espaçamento de 30-50 cm entre plantas.

 

Nos dias 7, 8 e 9 deve semear ou plantar as suas folhas

Acelgas

As acelgas são deliciosas e muito fáceis de cultivar, têm ainda a vantagem de ser muito ornamentais e com os seu caules coloridos que variam em tons de cor de laranja, cor-de-rosa, encarnado, amarelo e branco. Podem semear-se em vaso desde que este tenha uma profundidade de mais de 40 cm.

 

Como cultivar

Pode semear em tabuleiros e transplantar mais tarde ou pode semear em local definitivo a partir de agora.  Se estiver a plantar deixe uma distancia entre plantas de 20-25 cm e entre linhas de 25-30 cm. Nos meses mais quentes deve regar sem encharcar mas se as temperaturas forem muito altas a planta tende a espigar e produz menos folhas. Gosta de zonas com meia sombra, mas com algumas horas de sol direto por dia. Pode ir colhendo folha a folha à medida das suas necessidades mas sem deixar espigar.

 

Propriedades e benefícios das acelgas

São ricas em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio e zinco. Também muito ricas em vitaminas do complexo B como a B6 e B7, vitamina C e K, ricas em antioxidantes como os carotenoides. A sua ingestão promove a saúde do coração, dos ossos, e do sistema digestivo em geral.

Esta é uma semana especialmente boa para combater pragas e doenças e infestantes

Convém fazer uma boa observação das suas plantas e perceber os primeiros sinais de aparecimento de problemas como cochonilha, pulgão, fungos em geral. Embora estas pragas se manifestem mais na primavera como as temperaturas têm estado altas, devem estar atentos e atacar logo com receitas naturais, chorume de urtiga, etc e outros produtos amigos do ambiente.

Fotos: Getty Images

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar