Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 30 de setembro a 6 de outubro

Nos últimos anos o verão parece que se lembra de aparecer no outono. Nesta primeira semana de as temperaturas vão manter-se nos 30 graus em quase todo o país. Parece mais que o verão voltou do que estamos no início do outono. Atenção redobrada às regas, especialmente nas sementeiras recentemente feitas, muitas vezes vai ter de as pulverizar de manhã e ao final do dia, não se esqueça que as sementeiras não devem estar sujeitas ao sol direto. Para que se dê a germinação é essencial que o substrato esteja sempre húmido, sem estar encharcado.

No dia 30 de setembro e 1 de outubro pode semear e plantar raízes

Este é o dia em que preferencialmente deverá semear as suas plantas de raiz, pode aproveitar e fazer muitas outras sementeiras. Os nabos são de plantas cuja parte comestível é a raiz e que são absolutamente indispensáveis em qualquer horta tradicional ou urbana. São hortícolas muito versáteis para utilizar em grande parte dos pratos culinários.

Um legume que pode cultivar ao longo de todo o ano e que é indispensável na horta. É muito rápido o seu desenvolvimento pois tem um período vegetativo de dois meses.

Nabo

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Amores-perfeitos

Semear e plantar flores nos dias 2 e 3 de outubro

Muitas pessoas pensam erradamente que no outono e no inverno não há flores, mas não é verdade. Flores maravilhosas como os amores-perfeitos e prímulas estão agora a começar a florir. Estas duas flores podem ser consideradas as rainhas das flores de época do outono e inverno, todos elas têm uma enorme variedade de cores, o que lhe vai permitir fazer uma série de combinações, quer em vaso quer em canteiro. Se semear pode usar caixas de ovos e depois transplantar, se plantar utilize um substrato próprio para plantas com flor.

Aproveite para ver: Vídeo: Como plantar e cuidar de amores-perfeitos

Manjerona

Semear e plantar folhas no dia 4

São muitas as plantas de folha que deve e pode cultivar facilmente na sua horta, no jardim e até em vasos na varanda ou terraço. Para ter alguns sabores diferentes e mais originais à sua disposição pode semear já mizuna que vai dar um toque especial às suas saladas e a manjerona que é uma planta aromática de aroma muito requintado e  que em alguns pratos pode substituir os orégãos pois tem um aroma mais suave, mas igualmente aromático e delicioso.

Faça ambas as sementeiras em tabuleiros e transplante mais tarde.

Morangueiros

Semear e plantar frutos nos dias 5 e 6

Aproveite este fim de semana grande para adiantar as suas sementeiras e divisões de plantas para o outono e inverno. Pode começar a dividir e a replantar os seus morangueiros, aproveita agora que os tirar da terra ou do vaso, e divida-os em tufos. Desta forma poupa dinheiro e vai ter muitos mais morangos na primavera. Torne a plantá-los em vasos ou no terreno, deixando 25 a 30 cm de distancia entre plantas. Também pode semeá-los em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Condições de cultivo

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos. As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro.

Plantar morangos

Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto. Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.

Aquilo que nos normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o recetáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos deliciosos e com a vantagem e serem muito ricos em nutrientes e pouco calóricos. Quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural. Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de outubro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar