Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 5 a 11 de janeiro

Vamos começar o ano da melhor forma, com muitas tarefas que nos levam de mãos à terra. É desta que vamos colher muitos alimentos e flores para nos alegrarem o novo 2020, logo desde o início!

Como ainda está muito frio as sementeiras das flores de época devem ser feitas no exterior. Se o terreno estiver encharcado atrase um pouco as sementeiras em local definitiva.

Não se esqueça que deve fazer um escalonamento das culturas, semeie agora uma parte e outra parte daqui a quinze dias ou três semanas, assim vai ter florações e produções durante mais tempo.

Os dias 5, 6, 10 e 11 são os melhores para semear e plantar flores

Goivos

17 a 23 de fevereiro

Há plantas tradicionalmente usadas nos jardins portugueses desde sempre, os goivos são uma delas.

É uma flor herbácea anual muito usada nos jardins portugueses desde sempre, tem umas flores muito aromáticas e de variadas cores – branco, rosa e púrpura estão em flor na primavera e no verão.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito e de solos bem drenados, não toleram o encharcamento. Resistem a longos períodos de seca. É uma planta muito rústica que resiste ao frio.

É muito utilizada não nos jardins em bordaduras floridas, em vasos e floreiras.

Pode semear agora em estufa ou no interior. Só deve passar para o exterior na primavera, quando as temperaturas estiverem mais amenas e as plantas já tiverem 3 a 4 folhas verdadeiras.

Propriedades medicinais dos goivos

As flores de goivo são comestíveis, sendo utilizadas em saladas ou sobremesas. As sementes possuem propriedades medicinais (diuréticas, estimulantes, expetorantes, tónicas). Espécie sensível ao pulgão e ao oídio.

Os dias 7, 8 e 9 são os ideais para semear ou plantar raízes

Cenouras

cenoura

A cenoura é um legume muito versátil e que se torna indispensável em qualquer horta.

É talvez um dos legumes mais populares do mundo, é originária do Irão e Afeganistão, é cultivada há mais de 1000 anos, embora inicialmente fosse cultivada pelas suas folhas, comestíveis e aromáticas.

Embora as cenouras mais vulgares sejam as cor de laranja, há muitas variedades de cenouras de cores e formas diferentes, roxas, amarelas e encarnadas, alongadas, mais ou menos grossas e até há algumas cenouras redondas.

Condições de cultivo

Prefere temperaturas entre os 16 ºC – 22 ºC embora tolerem temperaturas até 7 ºC ou até 30 ºC. Gosta de zonas com muitas horas de sol direto, embora tolere crescer à sombra desde que tenha muita luz.

O solo deve ser profundo, leve, sem pedras para que as raízes não fiquem tortas e danificadas, deve ser bem drenado. Consegue desenvolver-se em solos argilosos desde que não esteja compactadas. Necessita de regas regulares, gosta do solo sempre húmido.

Faça a sementeira em local definitivo pois não aguenta bem o transplante para outro local.

Semeie em linhas afastadas entre si de 15-30 cm e afastamento entre plantas de 5 cm. Pode semear em vaso ou floreira desde que estes tenham pelo menos 30-35 cm de profundidade.

Tenha o cuidado de mondar as ervas daninhas para que estas não entrem em competição com as cenouras.

A colheita é feita 60-120 dias após a plantação, para ter cenouras frescas durante um período mais longo, faça um escalonamento e semeie a cada três semanas.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

É um bom alimento para diabéticos pois tem baixo teor glicémico. Fonte natural de vitamina A que é excelente para a saúde dos olhos.

Fonte de vitamina C, antioxidante poderoso, vitamina K, e vitamina B6 que previne a anemia e problemas de crescimento, muito importante no caso das crianças.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar