Atualidade

Tarefas da semana: 8 a 14 de setembro

Uma semana de quase outono mas com temperaturas de verão bem quentes.

Se já começou a fazer as suas sementeiras por favor não esqueça as regas, pois com este calor as plantas não aguentam sem água, para germinar é necessário existir humidade.

Os dias 8 e 9 são os ideais para semear e plantar frutos

Fisális

A fisális ou tomate de-capuz é uma planta herbácea que no seu habitat natural pode crescer até ao comprimento de 1-1,8 m de comprimento.

É uma planta anual ou vivaz, dependendo se as zonas onde se desenvolve são mais ou menos frias.

Quando começa a produzir, produz grandes quantidades de frutos, que só se devem colher quando o capucho está seco e cai e o fruto muda de cor.

Como cultivar

Prefere solos pobres, bem drenados com alguma matéria orgânica. Desenvolve-se melhor em condições de pH 5,5-7. Prefere a meia sombra mas também se dá bem ao sol.

Muito fácil de cultivar em vaso ou floreira, não gosta de zonas muito ventosas.

Propriedades e benefícios da fisális

Estes frutos são uma excelente fonte de vitaminas A, C, carotenoides e fósforo. Têm propriedades diuréticas e antioxidantes.

Os dias 10 e 11 são os ideais para semear e plantar raízes

Cebolas

Em Portugal não se consegue sobreviver sem cebolas, fazem parte de grande parte dos pratos da culinária tradicional.  Cultiva-las é de facto muito simples e pode iniciar já a sua sementeira em tabuleiros.

A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Como cultivar

Se semear em tabuleiros, deve fazer o transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas).

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o pH entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Os dias 12 e 13 são os ideais para semear e plantar flores

Ciclâmenes

Muitas são as flores de outono que pode plantar já. Os ciclâmenes são uma das minhas flores favoritas para ter no jardim, na varanda e até em casa, dão cor durante o outono e inverno.

Gosto especialmente dos cor-de-rosa e dos brancos, preferem estar na meia sombra do que ao sol direto, há variedades com flor maior e mais pequena.

Como cultivar

Os ciclâmenes gostam de solos ricos em matéria orgânica, preferem zonas de meia sombra pois não toleram muito bem muitas horas de sol intenso. São muito fáceis de cultivar em vaso, floreira ou cestos suspensos.

Devem ser fertilizados mensalmente nos meses em que estão em floração, opte pela utilização de um fertilizante para plantas com flor.

O dia 14 é o ideal para semear e plantar folhas

Couves

Está iniciada a época das couves. Cada vez há maior preocupação com a ingestão de legumes na alimentação, as couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral.

São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína no outono, não esquecendo os brócolos e a couve-flor.

Como cultivar

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor.

Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura.

Favorecem a saúde dos ossos e do coração. São uma excelente fonte de fibra e de proteína.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar