Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 de novembro a 1 de dezembro

Mais uma semana exigente para o seu jardim ou horta. A chuva avizinha-se pelo que necessita redobrar os cuidados e tarefas para que as suas plantas estejam protegidas e preparadas para o frio. Aproveite ainda para fazer sementeiras de flores e hortícolas.

Nos dias 25, 26 e 29 plantar ou semear flores

Está na hora de plantar as suas gazânias. Se as tem no seu jardim, pode levantá-las do terreno, dividi-las e replantá-las.

Condições de cultivo e manutenção

Dão-se bem ao sol ou meia sombra (desde que tenham pelo menos 4 ou 5 horas de sol direto). Não são exigentes em termos de solo, preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Necessitam regas regulares nos meses mais quentes.

No outono se estiverem muito grandes, devem ser divididas e replantadas.

Nos dias 27 e 28 pode e deve semear e plantar folhas

Muitas são as hortícolas de folha que pode e deve semear nesta época, os espinafres são daquelas que devem ter sempre à mão. Os espinafres são uma hortícola muito versátil, tanto se pode consumir fresca como cozinhada das mais variadas formas, é muito fácil de cultivar, na horta, no jardim ou até em vaso na varanda.

Propriedades dos espinafres

Os benefícios para a sua saúde ao consumir espinafres são muitos, são ricos em vitaminas A e C e em ferro o que lhes confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas, é também um bom estimulante da eficiência muscular e da qualidade do sangue.

Condições de cultivo

Pode semear diretamente ou em tabuleiro e transplantar mais tarde. Gostam de zonas de meia-sombra e de regas regulares. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira.

No dia 30 deve semear e plantar plantas de fruto

As leguminosas como a fava, a ervilha, a lentilha, o grão e o feijão,  devem fazer parte da nossa alimentação diária (25 g por dia o que equivale a duas colheres de sopa). As leguminosas em geral são uma excelente fonte de proteína e ricas em aminoácidos essenciais. Está na hora de semear as favas, deliciosas, versáteis e tão típicas da culinária portuguesa.

Condições de cultivo

Semeie-as em local definitivo depois de preparar o terreno para esteja leve e solto e incorporar matéria orgânica. Pode semear em linhas afastadas 40 cm umas as outras, e as plantas 30-40 cm afastadas 30-40 cm, quando começarem a crescer devem conduzi-las com tutores pois são trepadeiras.

Propriedades das favas

As favas são ricas em vitamina C um poderoso antioxidante natural, em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do coração, do sistema imunológico e para a produção de glóbulos vermelhos. São ainda um antidepressivo natural pois são ricas em dopamina, um aminoácido que ajuda a melhorar o humor.

Nos dias 24 de novembro e 1 de dezembro são os dias ideais para semear plantas de raiz

Os rabanetes são talvez a hortícola mais fácil e mais rápida de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, pH acima de 5,5. Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando. Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

Propriedades medicinais e benefícios do rabanete

Rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro. Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de novembro

Leia também: Calendário lunar de dezembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar