Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de fevereiro

Damasqueiro

Mais uma semana em que devemos fazer já uma série de sementeiras e plantações de primavera.

Esta é uma semana especialmente boa para prevenir pragas e doenças e para combater as plantas infestantes.

No dia 3 plante e semeie frutos

Ainda pode plantar as suas árvores de fruto, são sempre uma mais valia no seu jardim. O damasqueiro é uma árvore muito fácil de cultivar e que pode ser introduzida até num pequeno jardim. É bastante decorativa e produz em bastante quantidade. É uma árvore que também se pode cultivar em vaso, desde que este tenha pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro.

Condições de cultivo

Necessita de muitas horas de sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), regas regulares e fertilizações na primavera e no verão. Faça uma cova com o dobro do diâmetro do torrão e mais um pouco de profundidade. Adicione composto ou húmus de minhoca e plante, juntando a terra e calcando em volta. No inverno necessita de podas de frutificação.

Propriedades medicinais e benefícios do damasco

Fruto muito rico em vitamina A, favorece a visão e o sistema imunitário, potássio que ajuda na função muscular e no coração. Rico em ferro que combate a anemia e em fibras que são essências para o bom funcionamento intestinal. O damasco tem uma fibra especial que é facilmente solúvel e entra rapidamente no sistema.

Cenouras

Os dias 4 e 5 são os ideais para semear e plantar raízes

A cenoura, é indispensável em qualquer horta. É talvez um dos legumes mais populares do mundo, é originária do Irão e Afeganistão, é cultivada há mais de 1000 anos, embora inicialmente fosse cultivada pelas suas folhas, comestíveis e aromáticas.

Uma das plantas de raiz mais versáteis e mais fáceis de cultivar é a cenoura. Há muitas variedades de cenouras de cores e formas, embora as mais vulgares sejam as cor de laranja compridas, há cenouras roxas, amarelas e encarnadas e algumas redondas.

Condições de cultivo

Prefere temperaturas entre os 16ºC – 22ºC embora tolerem temperaturas até 7ºC ou até 30ºC. Gosta de zonas com muitas horas de sol direto, embora tolere crescer à sombra desde que tenha muita luz. O solo deve ser profundo, leve, sem pedras para que as raízes não fiquem tortas e danificadas, deve ser bem drenado. Consegue desenvolver-se em solos argilosos desde que não esteja compactadas. Necessita de regas regulares, gosta do solo sempre húmido.

Faça a sementeira em local definitivo pois não aguenta bem o transplante para outro local. Semeie em linhas afastadas entre si de 15-30 cm e afastamento entre plantas de 5 cm. Pode semear em vaso ou floreira desde que estes tenham pelo menos 30-35 cm de profundidade.

Tenha o cuidado de mondar as ervas daninhas para que estas não entrem em competição com as cenouras. A colheita é feita 60-120 dias após a plantação, para ter cenouras frescas durante um período mais longo, faça um escalonamento e semeie a cada três semanas.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

É um bom alimento para diabéticos pois tem baixo tero glicémico. Fonte natural de vitamina A que é excelente para a saúde dos olhos. Fonte de vitamina C, antioxidante poderoso, vitamina K, e vitamina B6 que previne a anemia e problemas de crescimento, muito importante no caso das crianças.

Calêndulas

Nos dias 6 e 7 deve semear as suas flores e plantar arbustos

O inverno já vai avançado, e é bom começar já a semear as flores de época para a primavera. São muitas as flores que pode aproveitar para semear, as calêndulas ou maravilhas são indispensáveis na horta ou no jardim, nos seus vários tons de amarelo e encarnado são garantia de floração na primavera, verão e outono.

Pode fazer já a sementeira em tabuleiros ou vasos e transplantar para o local definitivo quando as plantas tiverem 10 cm e/ou 4 ou 5 folhas definitivas. Plante-as com 30 cm de afastamento entre elas.

Estas flores têm a particularidade de abrirem durante o dia e de fecharem durante as noite.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com bastante luz e sol direto, mas toleram viver na meia sombra. Gostam de temperaturas altas e não resistem abaixo dos 3ºC nem à geada. Gostam de solos bem drenados, soltos e ricos em matéria orgânica. Devem ser fertilizadas mensalmente no período de floração e regadas na época de maior calor.

Propriedades medicinais e benefícios da calêndula

São muito apreciadas pelas suas inúmeras propriedades medicinais e pelo facto de serem flores comestíveis que ficam lindas e saborosas nas saladas.

Têm uma ação adstringente, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e antialérgica. Pode consumir-se em infusões ou em cataplasmas.

Agrião

Nos dias 8 e 9 plante ou semeie folhas

O agrião é uma planta deliciosa e fácil de cultivar, graças ao seu sabor picante é muito usada em saldas, sanduíches, entradas, bolos e smoothies.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas. Como é uma planta semiaquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação ( deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Os dias 3, 4, 5, 6 e 7 são os melhores para combater pragas e infestantes

Nunca podemos descurar as nossas plantas, quer sejam ornamentais, aromáticas ou hortícolas, Nesta semana combata as pragas e infestantes, limpe os canteiros, vasos e floreiras, veja se há algum sinal da presença de pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas, etc.

Combata-as de imediato para que não alastrem a outras plantas. Remova as infestantes para que estas não entrem em competição com as sementeiras. Monde os canteiros removendo as ervas que possam estar a aparecer e que vão competir com as suas plantas, principalmente aquelas que foram acabadas de plantar ou de semear.

Aproveite para ler também: Como eliminar cochonilhas e outras pragas das suas plantas

Os dias 4 e 5 são os ideais para as suas colheitas

Aproveite para fazer as suas colheitas de acelgas, aipo, beterraba, brócolos, etc. Faça as colheitas de manhã e à medida das suas necessidades.

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar