A peónia é a flor do mês. Esta planta está em flor durante pouco tempo, em maio e junho, mas, quando floresce, tem uma beleza única. As peónias podem ter várias cores e formas e algumas têm um aroma delicado.
Não encontram rivais em nenhum jardim. Neste artigo, mostramos como plantá-las passo a passo.
1. Fazer uma cova para a colocação da peónia (é muito importante deixar espaço para o seu desenvolvimento. O intervalo entre plantas deve ser de 50-75 cm).
2. A profundidade de plantação não deve ser muito grande. Quando as peónias são plantadas demasiado fundo, não conseguem produzir flores suficientes.
3. Acrescente um fertilizante de libertação lenta de nitrogénio. Ajudará a manter a planta saudável e a incentivar o crescimento de flores.
4. Coloque a planta e feche a cova com substrato, adicione água e compacte junto ao caule da planta.
Onde plantar
A escolha do local a plantar é parte importante para o sucesso da floração. Tal como a maioria das plantas, a peónia precisa de solos bastante férteis e húmidos.
Quanto mais rico for o solo, melhor a adaptação da peónia e mais flores produzirá. A exposição ideal para o seu bom desenvolvimento será sol direto, no entanto, nos climas mais quentes, convém destinar um local de meia-sombra.
As peónias têm um crescimento lento e podem demorar algum tempo a estabelecer-se no jardim.
No primeiro ano é normal produzirem apenas uma flor e muita folhagem. Mas uma vez adaptadas, ganham força, atingindo uma longevidade extraordinária, podendo viver entre 25 e 50 anos no mesmo lugar.
Como as suas raízes se desenvolvem em profundidade, a sua transplantação não é aconselhada. A cada ano que passa, o número de flores aumenta, aumentado também a duração da floração.
, Laura Trigo
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.