Jardim

Uma planta, uma história: Chocalheira

A chocalheira (Crotalaria lunata) é um arbusto grande ou pequena árvore da família das leguminosas, indígena da Índia.

A primeira sementeira na Madeira ocorreu na década de 90 do século XX, num terreno à beira da Levada do Rei, perto do posto florestal do Cascalho, na freguesia de São Jorge, concelho de Santana.

A introdução na Madeira foi feita por um cidadão estrangeiro que, durante algum tempo, realizou experiências agrícolas naquele local enquanto não lhe faltaram os subsídios europeus.

Julgo que a espécie foi plantada para enriquecer o solo, à semelhança do que acontece na Ásia Tropical, onde é usada como adubo verde.

As suas raízes em simbiose com bactérias do género Rhizobium possuem a capacidade de fixar o azoto atmosférico e de transformá-lo em nitrato.

Características:

Nome científico:

Crotalaria lunata

Nome vulgar:

Chocalheira.

Porte:

Arbusto ou pequena árvore.

Família:

Leguminosae (Fabaceae)

Origem:

Sul da Índia.

Morada:

Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da ilha da Madeira.

As flores e os frutos

Em 2005, quando a referida exploração agrícola já estava abandonada, colhi sementes com o objetivo de a experimentar como planta ornamental, porque, além de produzir flores muito bonitas, tem a vantagem de florir no outono e no inverno.

Em janeiro, surgem as primeiras vagens, que amadurecem a partir de abril. As sementes desprendem-se, mas mantêm-se no interior das embalagens infladas e de paredes rígidas, que funcionam como chocalhos quando sopra o vento.

Esta é uma característica comum às cerca de 500 espécies de plantas herbáceas e arbustivas do género Crotalaria, que deriva de uma palavra grega que significa “caixa de chocalho”.

Utilização

Com flores vistosas e muito pro- curadas pelas abelhas no outono e inverno, com chocalhos na primavera, a Crotalaria lunata, que chegou à Madeira para trabalhar na agricultura, é hoje uma interessante planta de jardim.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar