Plantas Ornamentais

Budleia, a árvore-das-borboletas

A budleia é um arbusto vigoroso, de baixa manutenção e de floração abundante. Há muitos cultivares disponíveis no mercado, com diferentes tipos de crescimento e com cores que variam desde o branco até ao azul, passando por diversos tons de rosa. A Buddleja davidii lilás é a espécie mais vulgar. Este arbusto de folha semicaduca cresce muito, podendo atingir os dois metros de altura.

As folhas de forma lanceolada são verdes na página superior e acinzentadas na página inferior. As flores muito pequeninas, em forma de sino, perfumadas e reunidas numa grande panícula terminal, surgem nas extremidades dos ramos novos, que geralmente são compridos e arqueados. Esta planta de origem asiática encontra-se muito presente nos jardins ocidentais.

Budleia branca

BI

Nome vulgar: Budleia, árvore-das-borboletas.

Particularidade: Arbusto muito resistente, com floração abundante e prolongada na primavera e verão.

Local de plantação: Sol.

Tipo de solos: Solos bem drenados.

Utilização: Em jardins, com espaço para crescer, em frente ao mar.

Plantação

As budleias crescem numa ampla gama de solos e o seu habitat preferido é o nosso clima mediterrânico, com verões quentes e secos. Devem ser plantadas ao sol, em terrenos férteis não sujeitos a encharcamentos.

Utilização

Dado o seu crescimento muito vigoroso, deve ser calculado espaço ao redor das budleias para permitir o seu desenvolvimento. Estes arbustos podem ser plantados junto ao litoral com exposição marítima e toleram locais ventosos. As variedades mais anãs podem ser plantadas em vaso numa varanda ou terraço com sol. Tratam-se de plantas muito resistentes a pragas e doenças.

Budleia de uma variedade anã

Poda

A budleia necessita de poda anual para garantir rebentos novos mais fortes e com mais profusão de flores. Esta poda de manutenção anual deve ser realizada no fim do inverno, início  da primavera, com o objetivo de eliminar os ramos mais velhos e lenhosos. Deste modo, estimulamos a produção de novos ramos e garantimos flores mais bonitas. Se as budleias não se podarem todos os anos, vão ficando pouco atrativas, muito densas, cheias  de ramos finos, débeis e sem flores.

Curiosidade

A budleia é conhecida por ser a árvore ou arbusto-das-borboletas. As suas flores são perfumadas, com uma fragrância semelhante a mel, e ricas em néctar, atraindo uma grande variedade de borboletas e abelhas.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar