Manutenção Geral

Conselhos do mês para flores

Petúnias

Em fevereiro, deve ter em conta tarefas relativas às suas flores. Fique a conhecer os principais conselhos e dicas.

Com matéria orgânica

Está na altura de aplicar adubo orgânico nas plantas isoladas, maciços e relvado, ou seja em todas as zonas do jardim. A terra vegetal, a turfa e o composto são muito recomendáveis. Se tiver daninhas, retire-as antes.

Semeie anuais

Prepare viveiros protegidos e semeie petúnias, cravos-túnicos, zínias e ageratos. Leve as plantinhas para o terreno quando não houver geadas. Regue as plantações por capilaridade.

Elimine os caracóis

Se os maciços são compostos por espécies de folhas bolbosas ou carnosas, assegure-se que não surgem caracóis porque acabariam com as espécies em poucos dias. Distribua armadilhas ou recolha os caracóis à mão.

Plante a rocalha

Se o tempo assim o permitir, pode também formar cantinhos de rocalha com cerastium e armérias. Faça as plantações a uma densidade de 18 ou 20 plantas por metro quadrado. As rocalhas revelam-se muito decorativas sobretudo em terrenos desnivelados e servem também para quebrar a monotonia.

Regue as plantas geladas

Se algumas das suas plantas estão muito murchas devido à presença degelo nas folhas, deite-lhes água. Ligue o sistema de rega por aspersão ou difusão e se o problema persistir regue com a mangueira em quantidades consideráveis. Assim, consegue derreter o gelo.

Mantenha a proteção

Atenção ao frio que ainda permanece. Mantenha as protecções mas retire-as durante o dia e renove o material das coberturas que se vão desgastando. As plantas mais delicadas devem ser colocadas na estufa.

Mais plantas com estacas de raiz

Esta é a altura ideal para propagar assim a erva-gigante e a primavera. Desenterre a mata para cortar algumas raízes grossas. Parte cada raiz em pedaços com 2,5 a 5 cm e coloque-os em vasos com a parte mais perto da coroa para cima. Instale os vasos num local protegido sem deixar de regar. Quando os rebentos emergirem, leve cada estaca para o seu próprio vaso.

Bolor nas folhas

Trata-se de fungos de podridão, que se instalam nas espécies sensíveis, sobretudo vivazes e herbáceas. Neste caso, elimine os tecidos estragados e pode as plantas para melhorar a circulação do ar. Em caso de necessidade, pulverize com fungicida.

Outras tarefas

  • Faça clareiras nas matas muito densas e retire as partes mortas.
  • Cave os maciços e elimine as daninhas, sem esquecer de os alinhar.
  • Plante bolbosas compradas em vaso, com intervalos de 10 a 15 dias.
  • Regue em profusão as plantações de rosas ou vivazes.
  • Elimine as espigas das ervas de porte alto
  • Retire as folhas secas, restos vegetais e ervas daninhas do maciço.
  • Cubra a base das rosas podadas com um monte de terra.
  • Instale uma divisória natural ou artificial para atenuar o vento.
  • Plante fetos nas zonas de sombra.
  • Retire as aquáticas friorentas e coloque-as num balde com água protegidas.
  • Semeie as anuais de floração precoce no local definitivo.

Fotos: Unsplash e Audrey

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar