Plantas Ornamentais

Cuidados básicos a ter com as trepadeiras

trepadeiras

.Tem trepadeiras ou gostava de as cultivar? Então, existem certos cuidados básicos que deve seguir. Continue a ler para saber quais.

Quando vai plantar as suas trepadeiras, certifique-se que o solo fica bem drenado e fértil e  mobilize-o até ficar descompactado e apresentar uma estrutura solta e ligeira. Adicione matéria orgânica para melhorar a estrutura do solo.  Não se esqueça de adubar todos os anos no inicio da primavera e verão.

Quando escolher o local para estas plantas tenha em atenção que o ideal é plantá-las no sentido do vento, ou seja quando o vento sopra ficam mais “agarradas” à parede ou à estrutura e não o contrário, em que “voam como capachinhos ao vento.”

Leia também: Trepadeiras floridas para primavera e verão

Quando se está a plantar junto a muros não se esqueça de deixar espaço para o desenvolvimento das raízes. Esta  principalmente no caso dos arbustos que conduzimos em trepadeira (esta distância deve ser de 30-40cm), não tenha a tentação de encostar completamente à parede.

Distância ou compasso de plantação: plante os vários exemplares com pelo menos 1m de distância.

Condução 

Nunca esquecer que quando se vão plantar as trepadeiras junto de um muro ou estrutura de apoio deve primeiro colocar os suportes de apoio. Para obtermos o melhor resultado devemos ter o cuidado de conduzir as trepadeiras desde o início, encostando-as e prendendo-as às estruturas onde queremos que se agarrem. Todos os anos temos de acompanhar a condução destas plantas.

Poda

Praticamente todas as trepadeiras necessitam de ser podadas, pela simples razão de que queremos que elas estejam bem agarradas às suas estruturas de apoio e na maior parte das vezes estão localizadas em espaços confinados que não nos interessa que sejam invadidos pelas mesmas. Em trepadeiras floridas devemos podá-las antes da floração para aguentarem o peso das flores e estimular a floração.

Leia também: O que são plantas trepadeiras?

Foto: Thinkstock

Poderá Também Gostar