Hortícolas e Frutícolas

Dicas para melhorar a produção de tomate

produção de tomate

Todos sabemos que o tomate é delicioso, mas quando cultivado e colhido por nós, aí o sabor é mesmo incomparável. O tomate é talvez o primeiro legume que a maior parte das pessoas escolhe para plantar quando inicia uma horta.

1. Bicarbonato de sódio

É um bom truque e com ótimos resultados para conseguir tomates mais doces, especialmente se os produzir em vaso. Basta espalhar um pouco do bicarbonato à volta do pé do tomateiro. O bicarbonato é absorvido pela terra e reduz os níveis de acidez, o que torna o tomate mais doce.

2. Cabeças de peixe

Há muito tempo que as cabeças de peixe são usadas como fertilizantes naturais. Para os tomateiros, são uma excelente opção, pois ao decomporem-se libertam azoto, potássio, aminoácidos, cálcio e fósforo. O problema de enterrar as cabeças de peixe é que podem atrair roedores; para evitá-lo, enterre-as bem fundo, pelo menos a 25 cm. Podem ser enterradas inteiras ou trituradas e misturadas em água.

3. Aspirina

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

4. Cascas de ovo

As cascas de ovo incrementam os níveis de cálcio no solo. Tal como nós, as plantas também necessitam de cálcio para crescer. O cálcio também ajuda a prevenir o apodrecimento dos novos rebentos florais. Quer cultive os tomateiros no solo ou em vaso, pode sempre colocar as cascas de ovo na terra antes de plantar.

5. Farinha de ossos

É um fertilizante natural que deve ser utilizado durante a plantação dos tomateiros. Uma mão-cheia de farinha de ossos é essencial para uma boa floração e para se obter frutos de boa qualidade, dado providenciar o tão necessário fósforo que é um dos nutrientes vitais para o saudável crescimento dos tomateiros.

6. Borras de café

Junte borras de café à terra quando transplantar as mudas de tomate para melhorar a composição nutricional do solo e permitir que os mesmos nutrientes sejam lentamente disponibilizados para absorção da planta. Para alem de um excelente fertilizante, as borras de café também podem ser uma boa opção para mulching.

Foto: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar