Jardins

O jardim de Salvador Dali

Estive a passar uns dias em Barcelona e resolvi ir visitar a Casa Museu Dali e Gala em Portlligat, uma pequena povoação na Costa Brava.

Fiquei absolutamente rendida à casa mas o que me surpreendeu mais foi o jardim, pensado e desenhado pelo célebre pintor Salvador Dali. Tal como a casa, é uma sucessão de emoções, cenários e vivências. A loucura de Dali era genial; em cada pormenor da casa e do jardim se percebe a importância que o pintor dava a tudo.

O artista começou por comprar uma pequena casa de pescadores e foi acrescentando outras até a casa ser o que é hoje. O jardim de Salvador Dali é marcadamente mediterrânico – ele chamava-lhe “jardim das oliveiras”. É desenhado em socalcos, aproveitando vistas, recantos e os afloramentos rochosos. Dali viveu aqui até à morte de Gala, a esposa, tendo deixado o atelier ainda com dois quadros por acabar (que ainda hoje lá estão).

Deixo aqui algumas fotografias que tirei, mas se tiver oportunidade visite este sítio verdadeiramente único. As visitas são por marcação e apenas para grupos de 8 pessoas. Pode fazer a reserva aqui. Uma viagem de carro de Barcelona até Portlligat demora duas horas.

Fotos: Teresa Chambel 

Poderá Também Gostar