Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 21 a 27 maio

A remoção de ervas daninhas é essencial nesta época.

Uma semana em que o calor vai aumentar um pouco por todo o país. É tempo de estar atento às pragas e doenças que infelizmente aparecem muito nesta época. Combater as infestantes é uma tarefa sem fim… Muitas são ainda as sementeiras e plantações que pode e deve fazer. Veja quais as tarefas mais favoráveis para fazer em cada dia, segundo o calendário lunar do mês.

Combater pragas

Esta é uma semana especialmente boa para fazer este tipo de tarefas, todos os dias de 21 e 27 são bons para o fazer. Não se esqueça que uma boa vigilância das culturas, uma prevenção adequada e um ataque ao problema atempadamente melhoram consideravelmente os resultados. Tenha como princípio observar com atenção as suas plantas, elas começam a sofrer algumas alterações por vezes antes da praga ser visível. Tenha em atenção alterações à cor ou forma das folhas, manchas, pintas, descoloração, etc. Observe também as flores e os frutos, se houver alterações investigue. Lagartas, cochonilhas, pulgões, aranhiços, formigas… estamos no tempo deles!

Decrete guerra às infestantes

O calor e ao aumento de rega são fatais! As nossas plantas precisam mas as infestantes (as famosas ervas daninhas) agradecem, crescem e multiplicam-se. Vai ter de andar sempre de sachola na mão, mondar é a palavra chave entre 22 e 27. Arranque-as pela raiz para garantir que não fica uma parte na terra. Cuidado com as que têm pequenos bolbos ou sementes, não as dissemine por todo o espaço. Evite as mondas químicas; veja que produtos orgânicos, dicas e mezinhas tem ao seu dipor. O sal e o bicarbonato de sódio são excelentes ajudas.

Flor de romãzeira.

Semear e plantar frutos

No dia 24 faça as suas sementeiras de melão, melancia e abóbora se ainda não o fez. Quem semeia colhe! Aproveite também para plantar algumas árvores de fruto como a romãzeira, a lima ou um limoeiro, indispensáveis em qualquer jardim e para os sumos,  saladas e sobremesas de verão.

Flor do tupinambo.

Semear e plantar raízes 

Não se esqueça que os dias 25 a 27 pode plantar ou semear as suas plantas de raiz. Beterraba ou tupinambos podem ser uma opção para utilizar em pratos mais gourmet.

Couves.

Plantar e semear hortícolas

As alfaces, os espinafres, as nabiças e as couves de todo o tipo são sempre indispensáveis. Semeie de 21 a 23 para que não lhe faltem ao longo dos próximos meses.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar